Reunião híbrida da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Amazonas avaliou ações e estabeleceu prioridades para o segundo semestre.
A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Amazonas reuniu-se na última quinta-feira (17/7) para avaliar as ações dos primeiros seis meses do ano e definir prioridades para o segundo semestre. A sessão foi conduzida pela presidente da Comissão, desembargadora Onilza Abreu Gerth, e realizada em formato híbrido, com participação presencial e por plataforma on-line.
Balanço dos primeiros seis meses
Segundo a desembargadora Onilza Abreu Gerth, a Comissão tem atuado na formulação da política de acessibilidade em todos os segmentos do Tribunal e na promoção da inclusão de pessoas com deficiência, tanto do público externo quanto do público interno. Conforme a magistrada, o objetivo é garantir que os serviços da Justiça sejam usufruídos por todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas.
Os membros apresentaram um balanço dos projetos e atividades desenvolvidos no primeiro semestre de 2026, com destaque para ações coordenadas pelos eixos de Engenharia, Gestão de Pessoas, Tecnologia, Campanhas Inclusivas e Comunicação Inclusiva.
Foram evidenciadas iniciativas como a viabilização de estrutura arquitetônica acessível em todas as obras prediais em construção pelo TJAM; a adaptação progressiva de unidades já inauguradas; a realização da 1ª ExpoTEA; a retomada das transmissões de eventos com o recurso de audiodescrição; e a ampliação da equipe de tradutores de Libras. Essas ações foram viabilizadas pela direção do Tribunal com o apoio e assessoramento da Comissão.
Prioridades para o segundo semestre
Na segunda parte da reunião, a secretária da Comissão, Monike Antony Novaes, indicou projetos em curso que terão prioridade nos próximos meses. Entre eles, foram mencionados o lançamento do Portal de Inclusão do TJAM na internet, o lançamento do projeto Selo Unidade Inclusiva e a inauguração de uma sala destinada às atividades de audiodescrição, entre outras iniciativas.
#PraTodosVerem: Na imagem que ilustra a matéria, a presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJAM, desembargadora Onilza Abreu Gerth (sentada à frente de um computador), e a secretária da Comissão, Monike Antony Novaes (de pé, à frente do mesmo computador). A desembargadora veste conjunto na cor azul; a secretária usa blusa de cor predominantemente bege. O registro fotográfico foi realizado em ambiente com paredes nas cores bege e branca, com persiana na cor bege.
Afonso Júnior
Fotos: Marcus Phillipe
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
divulgacao@tjam.jus.br
(92) 99316-0660 | 2129-6771
Assuntos nesse artigo:
#acessibilidade, #inclusao, #tjam, #tribunaldejusticadoamazonas, #comissaodeacessibilidadeeinclusao, #onilzaabreugerth, #monikeantonynovaes, #audiodescricao, #libras, #expotea, #portaldeinclusao, #selounidadeinclusiva, #salaaudiodescricao, #obrasprediais, #adaptacao, #gestaodepessoas, #tecnologia, #comunicacaoinclusiva, #engenharia, #campanhasinclusivas
