Reunião híbrida avaliou as ações dos primeiros seis meses de 2026 e apontou projetos a serem priorizados no segundo semestre.
A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Amazonas reuniu-se na última quinta-feira (17/7) para avaliar as ações empreendidas nos primeiros seis meses de 2026 e definir prioridades para o segundo semestre. A reunião foi conduzida pela presidente da Comissão, desembargadora Onilza Abreu Gerth, e ocorreu de forma híbrida, com integrantes participando presencialmente e por plataforma on-line.
Balanço do primeiro semestre
Os membros da Comissão apresentaram um balanço dos projetos e atividades realizados no primeiro semestre de 2026, detalhando iniciativas desenvolvidas pelos diferentes eixos do grupo técnico, entre eles Engenharia, Gestão de Pessoas, Tecnologia, Campanhas Inclusivas e Comunicação Inclusiva.
Foram citadas medidas como a viabilização de estrutura arquitetônica acessível em todas as obras prediais em construção pelo TJAM e a adaptação progressiva de unidades já inauguradas. Também foram destacadas a realização da 1ª ExpoTEA, a retomada das transmissões de eventos com o recurso de audiodescrição e a ampliação da equipe de tradutores de Libras, entre outras ações viabilizadas pela direção do tribunal com o apoio e assessoramento da Comissão.
Prioridades para o segundo semestre
Na segunda parte da reunião, a secretária da Comissão, Monike Antony Novaes, indicou projetos em curso que serão priorizados pela equipe no segundo semestre. Entre as iniciativas previstas estão o lançamento do Portal de Inclusão do TJAM na internet, o lançamento do projeto Selo Unidade Inclusiva e a inauguração de uma sala destinada às atividades de audiodescrição, além de outras ações programadas.
Ao abrir o encontro técnico, a presidente da Comissão ressaltou a importância do trabalho no estabelecimento da política de acessibilidade em todos os segmentos do Tribunal e no favorecimento da inclusão de pessoas com deficiência, tanto do público externo quanto do público interno do Judiciário. A desembargadora Onilza Abreu Gerth afirmou: “O propósito maior, e que deve mover o trabalho da Comissão, é o de garantir a toda a sociedade o pleno acesso à Justiça. E nisso, com o devido comprometimento e empenho de sua Comissão de Acessibilidade e Inclusão, o TJAM tem avançado ano a ano”.
Na imagem que ilustra esta matéria (#PraTodosVerem), a presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJAM, desembargadora Onilza Abreu Gerth, aparece sentada à frente de um computador. A secretária da Comissão, Monike Antony Novaes, aparece de pé, à frente do mesmo computador. A desembargadora veste um conjunto na cor azul e a secretária usa blusa predominantemente bege. O registro fotográfico foi realizado em um ambiente com paredes nas cores bege e branca, onde consta uma persiana na cor bege.
Afonso Júnior
Fotos: Marcus Phillipe
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
divulgacao@tjam.jus.br
(92) 99316-0660 | 2129-6771
Assuntos nesse artigo:
#tjam, #comissaodeacessibilidadeeinclusao, #onilzaabreugerth, #monikeantonynovaes, #acessibilidade, #inclusao, #pcd, #portaldeinclusao, #selounidadedinclusiva, #audiodescricao, #libras, #expotea, #engenharia, #gestaodepessoas, #tecnologia, #campanhasinclusivas, #comunicacaoinclusiva, #obras, #saladeaudiodescricao, #tradutoresdelibras
