Preservação da memória do Judiciário amazonense é apresentada a alunos da UFAM durante visita técnica ao arquivo.
Vinte alunos do 4.º período do curso de História da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) visitaram, na manhã de quinta-feira, 1.º de outubro, o Arquivo Central Júlia Mourão de Brito, localizado na Avenida Constantino Nery, bairro de Flores, zona Centro-Sul de Manaus. A comitiva, acompanhada do professor David Avelino Leal, foi recepcionada pelo secretário de Arquivo e Memória Institucional do TJAM, Juarez Clementino da Silva Júnior, e pelo assistente de secretário Máycon Carmo dos Santos.
Visita técnica e atividades acadêmicas
A ação integrou as atividades da disciplina “Metodologia da Pesquisa Histórica I”, ministrada pelo professor doutor César Augusto Queirós. Durante a visita os estudantes conheceram a sala de conservação e digitalização e os equipamentos usados no tratamento de documentos históricos, além de receberem explicações sobre as etapas de conservação, que começam com o diagnóstico e a avaliação do estado físico e do valor histórico dos documentos, seguidas de procedimentos de higienização e de técnicas básicas de restauro sem utilização de produtos químicos, antes da digitalização.
Foi demonstrado o funcionamento do scanner planetário, tecnologia que permite reproduzir documentos antigos em formato digital e reduzir o manuseio dos originais. Os responsáveis pelo arquivo também apresentaram as políticas de preservação digital e os sistemas de gestão documental adotados para garantir a integridade e a segurança do acervo.
Acervo e pesquisa
Juarez Clementino ressaltou a relevância do acervo judiciário para estudos sociais: “A diferença do arquivo judiciário é justamente que nós acabamos absorvendo todas as questões da sociedade. A sociedade pode ser estudada ao longo do tempo a partir do nosso acervo, que é uma coisa que não acontece em todos os acervos públicos”, afirmou, observando que o espaço recebe pesquisadores de áreas como Direito, Serviço Social e Artes Gráficas.
O professor David Avelino Leal destacou a parceria de longa duração entre o Arquivo e a Ufam. “O Arquivo tem sido um parceiro, um lugar muito importante para a gente já há uns 20 anos pelo menos. A nossa perspectiva formativa é do professor pesquisador, aquele que vai dar aula, mas também que aprende a fazer pesquisa acadêmica com todo rigor necessário”, disse. Leal recordou sua primeira visita em 2006 e avaliou o potencial da documentação para gerar pesquisas de pós-graduação.
Reações e usos do acervo
O estudante Guilherme Silva Farias afirmou que a visita superou suas expectativas. “Eu não imaginava que tivesse essa estrutura. Achei muito interessante esse trabalho de catalogação, acho que é muito importante na área da História. A gente realmente precisa incentivar os estudantes que estão saindo da graduação”, declarou.
O Arquivo Central Júlia Mourão de Brito guarda processos de outros séculos que permitem esclarecer, por meio dos registros judiciais, acontecimentos passados. O local é fonte de pesquisa para historiadores, jornalistas, escritores, operadores do Direito, acadêmicos e professores de várias partes do País e do exterior.
Reconhecimento e acervo digital
Documentos do Tribunal de Justiça do Amazonas foram reconhecidos pelo Programa Memória do Mundo (Memory of the World – MoW), da Unesco. Quatro processos centenários, datados de 1859, 1863, 1865 e 1866, reunidos sob o título “Africanos Livres no Judiciário Amazonense”, receberam o Selo “Memória do Mundo” e integram o Registro Nacional do programa, marcando a primeira vez que uma instituição amazonense passou a integrar esse registro.
O Portal da Memória concentra informações da Secretaria de Arquivo e Memória Institucional, envolvendo gestão documental e memória, e disponibiliza o software AtoM (Access to Memory) para consulta arquivística. No portal já estão armazenados cerca de 300 documentos, incluindo habilitações de casamento do período de 1930 a 1935 e fotografias de eventos institucionais. Interessados em pesquisar o Acervo Permanente/Histórico devem solicitar autorização por meio do formulário disponível no Portal da Memória.
Serviço:
Portal da Memória: https://www.tjam.jus.br/index.php/portal-da-memoria/apresentacao
Solicitação de pesquisa: https://docs.google.com/forms/d/1ZbVrJKfFIyzkXxSvyVFH0YgsWFmYwzfZlq_Qd7vErmI/viewform?edit_requested=true
Contato da Assessoria de Comunicação Social / TJAM: divulgacao@tjam.jus.br
Telefones: (92) 99316-0660 | 2129-6771
Descrição da imagem: Estudantes da Universidade Federal do Amazonas acompanham explicações durante a visita ao Arquivo Central do Tribunal de Justiça do Amazonas; no centro, o professor Juarez Silva apresenta um livro antigo de registros, e ao fundo há estantes com caixas-arquivo organizadas.
Texto/Fotos: Sandra Bezerra
Revisão: Joyce Desideri Tino
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
