A primeira capacitação presencial da Escola Judicial na Comarca de Tonantins marcou a cobertura em 100% do território estadual.
A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) concluiu, na terça-feira (9/6), a primeira capacitação presencial na Comarca de Tonantins, a cerca de 867 quilômetros de Manaus. A atividade, realizada ao longo de dois dias, levou formação sobre sistemas de gestão e acompanhamento de processos e consolida a presença da escola em todas as 62 comarcas amazonenses.
Detalhes da formação
Durante o treinamento, servidores e servidoras aprofundaram o uso do Business Intelligence (Power B.I.), do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) e do Processo Eletrônico do Judiciário do Amazonas (Projudi). As aulas incluíram a utilização de relatórios gerenciais do Power B.I. para monitoramento de indicadores, o cadastramento correto de eventos e incidentes processuais no SEEU e práticas no Projudi voltadas à melhoria do andamento de processos e da administração da unidade judicial.
A capacitação foi conduzida pelo servidor efetivo Fredson Vieira de Souza, diretor de secretaria da Vara Única da Comarca de Benjamin Constant e instrutor da Escola Judicial desde 2023. Segundo a organização, a escolha de conteúdos teve foco na rotina da nova unidade, com exemplos práticos para facilitar a aplicação dos procedimentos.
Impacto local e avaliação dos participantes
Para a oficiala de justiça ad hoc da comarca, Deisy Braga, a capacitação teve relevância para o desenvolvimento da equipe local e estimulou a busca por mais conhecimento. “Capacitações como essa são essenciais para mantermos a equipe atualizada e aprimorarmos a qualidade do trabalho desenvolvido diariamente. Por isso, é muito importante que a Ejud continue promovendo ações formativas em nossa comarca”, afirmou Deisy, destacando que a didática do instrutor facilitou o aprendizado.
A chegada da equipe de formação a Tonantins, criada e instalada oficialmente em 2025 e antes vinculada como Termo Judiciário à Comarca de Santo Antônio do Içá, reforça o compromisso do TJAM em levar qualificação continuada a todas as regiões do estado.
A imagem que ilustra a matéria mostra os servidores e servidoras da Comarca de Tonantins reunidos em pé, à frente da fachada do Fórum da Comarca. A construção é amarela, com a frase “Fórum de Justiça de Tonantins” escrita em caixa alta, com letras na cor preta.
Texto: Nicolle Brito | Ejud
Foto: Fredson Vieira | TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (92) 99316-0660 | 2129-6771
Assuntos nesse artigo:
#escolajudicial, #tjam, #tonantins, #amazonas, #comarca, #capacitacao, #treinamento, #projudi, #seeu, #powerbi, #businessintelligence, #fredsonvieira, #deisybraga, #varaunica, #benjaminconstant, #santoantoniodoica, #formacao, #qualificacao, #comunicacaosocial, #tribunaldejusticaamazonas
