Parte do teatro já reabriu; nova fase foca em levantamentos técnicos e projetos executivos.
O Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, entrou na segunda etapa de restauração iniciada em março deste ano, com trabalhos de escaneamento, reconhecimento técnico, limpeza das áreas e elaboração dos projetos executivos que orientarão as próximas intervenções. A obra, no valor de R$ 268,3 milhões, é executada pela Porto Belo Engenharia sob coordenação da Novacap e gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF).
Escopo da segunda etapa
A nova fase contempla a restauração da Sala Villa-Lobos e de seu foyer, dos camarins, da Sala Alberto Nepomuceno e do Espaço Cultural Dercy Gonçalves. Conforme os relatórios da obra, o serviço inclui modernização da infraestrutura técnica, melhorias acústicas e cenográficas, adequações de acessibilidade, atualização dos sistemas de segurança contra incêndio e restauração dos elementos arquitetônicos.
Os trabalhos atuais estão concentrados em levantamentos e no desenvolvimento dos projetos executivos. Segundo a Secec-DF, essas etapas visam dar segurança às intervenções e respeitar critérios rigorosos de preservação por se tratar de um bem tombado.
Recuperação histórica e fase anterior
O projeto representa a etapa final da recuperação do teatro. Em dezembro de 2024, a primeira fase foi entregue com a reabertura da Sala Martins Pena e de seu foyer, após mais de dez anos de interdição do complexo. Na ocasião, foram investidos R$ 70 milhões na modernização das instalações elétricas e hidráulicas, implantação de novas saídas de emergência, construção de reservatório para combate a incêndios, substituição de materiais inflamáveis e adequação às normas atuais de segurança.
Gestão e execução
O projeto foi desenvolvido por meio de parceria entre a Secec-DF e a Novacap, responsável pela execução e fiscalização das obras. A Porto Belo Engenharia venceu a licitação e executa os serviços, como já havia feito na primeira etapa.
O secretário da Secec-DF, Fernando Modesto, afirmou: “A restauração do Teatro Nacional é um investimento na preservação da história, da cultura e da identidade de Brasília.” Segundo ele, “nosso compromisso é executar cada fase com responsabilidade e qualidade, para devolver à população um equipamento cultural moderno, preservado e preparado para impulsionar a produção artística e ampliar o acesso à cultura no Distrito Federal.”
Assuntos nesse artigo:
#teatronacionalclaudiosantoro, #restauracao, #restauracaoteatro, #salavillalobos, #salaalbertopnepomuceno, #espacodercygoncalves, #salamartinspena, #portobeloengenharia, #novacap, #sececdf, #fernandomodesto, #investimento, #r2683milhoes, #r70milhoes, #brasilia, #patrimonio, #acessibilidade, #segurancacontraincendio, #acustica, #obras
