Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Domínio Estratégico
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
TRT11

TRT-11 aprova notas técnicas para acesso à Justiça de quilombolas e retomada de processos suspensos

24 de julho de 2026
TRT-11 aprova notas técnicas para acesso à Justiça de quilombolas e retomada de processos suspensos
Compartilhar

Centro de Inteligência do TRT-11 aprova orientações sobre atendimento a comunidades quilombolas e uniformização de retomada processual.

O Centro de Inteligência do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) aprovou duas notas técnicas que orientam a atuação das unidades judiciárias e administrativas do Tribunal. As medidas foram publicadas no DEJT nº 4513/2026, Caderno Administrativo, de 13 de julho e tratam do acesso à Justiça para comunidades quilombolas e da retomada de processos suspensos em razão de julgamentos dos tribunais superiores.

Acesso à Justiça para comunidades quilombolas

A Nota Técnica nº 20/2026 apresenta diretrizes para que as unidades do TRT-11 adotem medidas que garantam atendimento mais inclusivo a pessoas e comunidades quilombolas, em conformidade com a Resolução CNJ nº 599/2024. O documento recomenda a inclusão dessas comunidades no calendário da Justiça Itinerante pelo menos duas vezes por ano, em datas compatíveis com a realidade local.

Conforme a nota, deve ser criado o “Dia da Justiça Quilombola”, com equipe formada por magistrados, servidores e outros profissionais para oferecer atendimento jurídico, promover conciliações e prestar orientações sobre direitos trabalhistas e acesso a serviços públicos. Antes das visitas, propõe-se a realização de reuniões com lideranças locais para definir a melhor forma de atendimento, respeitando cultura e rotina das comunidades.

A nota técnica também sugere parcerias com instituições como a Fundação Cultural Palmares, a Defensoria Pública da União e o Ministério Público do Trabalho. Entre as medidas práticas estão a criação de formulário de reclamação em linguagem simples, com possibilidade de envio de documentos, áudios e vídeos; recebimento de ações por e-mail ou aplicativos de mensagens; e a realização de audiências de conciliação em formato de roda de conversa.

A proposta prevê ainda a criação de um comitê permanente para acompanhar ações voltadas à população quilombola e a capacitação contínua de magistrados, servidores e demais profissionais sobre relações étnico-raciais e atendimento intercultural. Segundo a Nota Técnica nº 20/2026, o Centro de Inteligência acompanhará a aplicação dessas medidas pelas unidades do Tribunal.

Retomada de processos suspensos

A Nota Técnica nº 21/2026 estabelece procedimento uniforme para a retomada de processos que estavam suspensos aguardando decisões dos tribunais superiores sobre temas que servem de referência. A orientação visa dar mais segurança jurídica, uniformidade na atuação das unidades e agilidade na prestação jurisdicional.

De acordo com a nota, os processos suspensos por aguardar definição de entendimento dos tribunais superiores poderão voltar a tramitar logo após a publicação da ata de julgamento do caso que servirá de referência, sem necessidade de aguardar a publicação da decisão completa ou o encerramento definitivo do processo, salvo norma em contrário do tribunal que julgou o caso.

A nota prevê ainda que, se o Supremo Tribunal Federal (STF) suspender os efeitos de uma tese já definida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), os processos alcançados por essa decisão deverão ser suspensos novamente até a conclusão do julgamento pelo STF. Em casos que envolvam direitos fundamentais, discriminação, trabalho em condição análoga à escravidão ou pessoas e grupos em situação de maior vulnerabilidade, caberá ao magistrado verificar a aplicabilidade do entendimento ao processo em análise.

Mesmo com a retomada da tramitação, as partes mantêm o direito de demonstrar que seu processo possui características distintas do precedente, o que pode justificar solução diversa. Para uniformizar a aplicação, a Coordenadoria de Precedentes e Ações Coletivas deve comunicar rapidamente às unidades judiciais as teses definidas pelos tribunais superiores, logo após a publicação da ata de julgamento.

O cumprimento das diretrizes previstas nas duas notas técnicas será acompanhado pelo Centro de Inteligência do TRT-11. A lista completa de notas técnicas aprovadas pelo tribunal está disponível no portal do TRT-11.

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Mônica Armond de Melo, com informações do Centro de Inteligência do TRT-11
Arte: Banco de imagens

Assuntos nesse artigo:
#trt11, #am, #rr, #centrodeinteligencia, #notatecnica, #notatecnica20, #notatecnica21, #acessoajustica, #quilombolas, #justicaitinerante, #diarioeletronico, #dejt4513, #resolucaocnj599, #fundacaopalmares, #defensoriapublicadauniao, #ministeriopublicodotrabalho, #processossuspensos, #precedentes, #conciliacao, #coordenadoriaprecedentes

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Justiça do Trabalho em Roraima determina que empresa cesse assédio eleitoral contra empregados durante campanhas eleitorais
TRT11

Justiça do Trabalho em Roraima determina que empresa cesse assédio eleitoral contra empregados durante campanhas eleitorais

23 de julho de 2026
TRT-11 e Amatra XI lançam campanha SOS Venezuela para arrecadar itens essenciais até 31 de julho
TRT11

TRT-11 e Amatra XI lançam campanha SOS Venezuela para arrecadar itens essenciais até 31 de julho

23 de julho de 2026
Trabalhadoras domésticas no Norte têm baixa formalização e cobertura previdenciária insuficiente, apontam dados oficiais
TRT11

Trabalhadoras domésticas no Norte têm baixa formalização e cobertura previdenciária insuficiente, apontam dados oficiais

22 de julho de 2026
Acordo por morte de trabalhador em acidente de trabalho encerra ação na 3ª Vara do Trabalho de Boa Vista
TRT11

Acordo por morte de trabalhador em acidente de trabalho encerra ação na 3ª Vara do Trabalho de Boa Vista

22 de julho de 2026
Assédio eleitoral nas relações de trabalho recebe alerta da Justiça do Trabalho e orientações para prevenção
TRT11

Assédio eleitoral nas relações de trabalho recebe alerta da Justiça do Trabalho e orientações para prevenção

21 de julho de 2026
TRT-11 determina circulação mínima no transporte coletivo em Manaus e aplica multa por descumprimento
TRT11

TRT-11 determina circulação mínima no transporte coletivo em Manaus e aplica multa por descumprimento

21 de julho de 2026
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico