Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Domínio Estratégico
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
CLDF

CLDF aprova integração de câmeras particulares ao sistema de segurança pública do Distrito Federal e regulamenta infraestrutura privada

1 de julho de 2026
CLDF amplia integração de câmeras particulares ao sistema de segurança pública
CLDF amplia integração de câmeras particulares ao sistema de segurança pública
Compartilhar

Proposta aprovada pela CLDF regulamenta compartilhamento de imagens de terceiros com órgãos de segurança do DF e define regras para instalação privada em áreas públicas.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta terça-feira (30) o Projeto de Lei nº 2.366/2026, que regulamenta a integração de sistemas de videomonitoramento de terceiros aos órgãos de segurança pública do Distrito Federal. A iniciativa, de autoria do deputado Wellington Luiz (MDB), prevê compartilhamento de imagens com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) mediante anuência dos responsáveis e sem custo para os cofres públicos.

Alcance da integração

Pelo texto aprovado, imagens captadas por câmeras de condomínios, comercios, instituições de ensino, associações, empresas, órgãos públicos e outros interessados poderão ser compartilhadas com a SSP para ações de prevenção, monitoramento, investigação e resposta a ocorrências. A participação depende da anuência formal do proprietário ou responsável pelo sistema e fica limitada a câmeras voltadas para áreas públicas, locais de acesso comum ou espaços de interesse para a segurança pública.

As imagens poderão ser transmitidas em tempo real diretamente para os centros de controle da SSP ou gravadas e enviadas posteriormente. A adesão não transfere ao poder público os custos de instalação, operação ou manutenção dos equipamentos.

Infraestrutura privada

O projeto autoriza particulares a instalarem infraestrutura privada de videomonitoramento em áreas públicas, como postes, torres, suportes, redes e cabeamentos, desde que observados os requisitos técnicos, legais e urbanísticos definidos pelo Poder Executivo. Toda a implantação, operação, conectividade, manutenção e eventual remoção dos equipamentos deverá ser custeada pelos responsáveis pela instalação.

Segundo o deputado Wellington Luiz, “o projeto traz segurança jurídica para a cooperação tecnológica com o poder público, amplia a capacidade de resposta estatal e ainda assegura a proteção dos direitos fundamentais à intimidade, à privacidade, à honra, à imagem e à proteção de dados pessoais”.

Garantias à privacidade e controle de acesso

O texto estabelece salvaguardas para a proteção dos direitos fundamentais e o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Entre as restrições está a proibição de captação direcionada para o interior de residências, quartos, banheiros, vestiários e outros locais com expectativa legítima de privacidade.

O acesso às imagens será restrito a agentes autorizados, com mecanismos de controle, auditoria e rastreabilidade. A divulgação ou o compartilhamento dos registros só poderá ocorrer nas hipóteses previstas em lei ou mediante solicitação de autoridade competente. O uso de tecnologias como reconhecimento facial, leitura automática de placas ou identificação biométrica deverá observar a legislação federal.

Assuntos nesse artigo:
#cldf, #pl_2366_2026, #videomonitoramento, #integracao, #camerasparticulares, #secretariadesegurancapublica, #ssp, #wellingtonluiz, #infraestrutura, #areaspublicas, #custos, #lgpd, #privacidade, #centrosdecontrole, #condominios, #comercios, #empresas, #monitoramento, #investigacao, #seguranca

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Veracidade destaca o lado turístico de Brasília
CLDF

Programa Veracidade destaca turismo em Brasília e atrações do Distrito Federal na 26ª edição

1 de julho de 2026
Seminário traz debates sobre representação política e integridade eleitoral
CLDF

Seminário em Direito Eleitoral debate integridade, tecnologia e participação política no Distrito Federal

1 de julho de 2026
CLDF aprova projeto que cria Política de Prevenção ao Suicídio e Apoio às Famílias
CLDF

CLDF aprova projeto que institui política distrital de prevenção ao suicídio e apoio às famílias no DF

1 de julho de 2026
CLDF aprova criação de programa de formatura social para estudantes de baixa renda
CLDF

CLDF aprova Programa Formatura Estudantil Social para ampliar acesso de estudantes de baixa renda em cerimônias de conclusão

1 de julho de 2026
Lei obriga avaliação psicológica de gestantes para prevenir depressão pós-parto
CLDF

Distrito Federal torna obrigatória avaliação psicológica de gestantes durante o pré-natal para prevenir depressão pós-parto

1 de julho de 2026
CLDF aprova LDO de 2027 com previsão de receita de R$ 74,97 bilhões
CLDF

Câmara Legislativa aprova LDO 2027 com previsão de receita de R$ 74,97 bilhões e 278 emendas

1 de julho de 2026
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico