Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Domínio Estratégico
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
TJAM

ExpoTEA no TJAM exibe trabalhos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista em Manaus

22 de junho de 2026
ExpoTEA no TJAM exibe trabalhos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista em Manaus
Compartilhar

Exposição no hall do Fórum Ministro Henoch Reis apresentou literatura, música, pintura, poesia e dança de pessoas com TEA.

A primeira edição da ExpoTEA foi realizada nesta sexta-feira, 19 de junho, no hall do Fórum Ministro Henoch Reis, em Manaus. O evento, promovido pelo TJAM, mostrou trabalhos de servidores e de familiares diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista e teve objetivo de valorizar habilidades e ampliar a visibilidade desses artistas.

Organização e público

A mostra foi idealizada pela Divisão de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade em parceria com a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas. Expositores apresentaram trabalhos nos segmentos da literatura, da música, da poesia, da pintura e da dança.

O público contou com servidores do fórum, operadores do Direito, partes processuais que estavam nas dependências, familiares dos expositores e servidores diagnosticados com TEA lotados no Fórum e na sede administrativa do TJAM.

Abertura e mensagens institucionais

A cerimônia de abertura foi conduzida pela presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJAM, desembargadora Onilza Abreu Gerth. Também participaram da solenidade os desembargadores Cláudio César Ramalheira Roessing, Vânia Marques Marinho e Ida Maria da Costa de Andrade, além da juíza Margareth Hoagen e dos magistrados Anagali Marcon Bertazzo e Marcelo Cruz de Oliveira. A diretora da Divisão de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade, Monike Saldanha Antony, esteve presente e coordenou parte da iniciativa.

Ao abrir a exposição, a desembargadora Onilza afirmou: “Ao abrirmos o hall deste fórum para esta exposição de talentos, o Tribunal de Justiça do Amazonas não está somente cedendo um espaço físico, mas abrindo as portas da nossa sensibilidade para reconhecer o protagonismo desses artistas. Importante frisar que ‘inclusão’ não é um ato de caridade, mas um direito fundamental e, para nós do Poder Judiciário, um compromisso diário. Promover a acessibilidade significa derrubar barreiras arquitetônicas, mas, principalmente, derrubar barreiras atitudinais. Significa enxergar o outro em sua totalidade, respeitando seu tempo, seu modo de processar o mundo e valorizando suas contribuições para a sociedade”.

Na abertura, Monike Saldanha Antony disse que a ExpoTEA convida à reflexão sobre respeito, acessibilidade e valorização da diversidade. “Celebrar o ‘Dia do Orgulho Autista’ é reconhecer que as pessoas autistas não devem ser definidas por limitações, mas valorizadas por suas capacidades e por suas contribuições para a sociedade. Afinal, incluir não significa apenas permitir que alguém esteja presente no mesmo espaço; inclusão de verdade significa criar condições para que essa pessoa participe ativamente, seja ouvida, respeitada e acolhida”, afirmou.

Casos e reações

O servidor Sérgio Mariano da Silva Pinheiro, da Vara de Execuções Penais (VEP), participou com o filho Sérgio Mariano Trindade Pinheiro, de 9 anos, diagnosticado aos 6 anos com Transtorno do Espectro Autista. O menino exibiu desenhos feitos à mão livre e livretos com histórias ilustradas.

Segundo o pai, exposições como a ExpoTEA são fundamentais para dar visibilidade e incentivar pessoas com TEA. “Exposições como esta são louváveis, pois dão visibilidade e servem de incentivo para as pessoas com TEA, que são parte da sociedade e que, diferente do que muitos pensam, não possuem limitações, mas, sim, peculiaridades, e um olhar humanizado a essas peculiaridades transforma vidas”, disse Sérgio Mariano da Silva Pinheiro.

A mãe do pequeno Sérgio, Kellen Pinheiro, afirmou que a mostra tem importância social e que talentos não devem ficar escondidos. “Estes talentos aqui expostos, e tantos outros, não devem ficar escondidos, mas difundidos, assim como devem ser difundidos o maior número possível de conhecimentos e informações sobre o autismo. Assim, teremos uma sociedade mais esclarecida e acolhedora”, declarou.

Descrição da imagem

#PraTodosVerem: conforme o registro fotográfico, na imagem principal da solenidade a desembargadora Onilza Abreu Gerth aparece à frente de um púlpito de acrílico, falando ao microfone e usando vestido bege e blazer marrom. Ao lado dela há oito pessoas em pé. O registro foi realizado no hall do Fórum Ministro Henoch Reis, que apresenta piso cinza com um tapete no estilo persa, cortina azul e o banner do evento ExpoTEA.

Texto e fotos: Afonso Júnior

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 99316-0660 | 2129-6771

Assuntos nesse artigo:
#expotea, #diadoorgulhoautista, #transtornodoespectroautista, #tjam, #forumministrohenochreis, #manaus, #inclusao, #acessibilidade, #diversidade, #pintura, #musica, #poesia, #danca, #literatura, #onilzaabreugerth, #monikesaldanhaantony, #sergio, #kellenpinheiro, #afonsojunior, #assessoriadecomunicacaosocial

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

TCE/AM apresenta matriz de planejamento de fiscalizações em segurança pública e defesa social com participação do GMF/TJAM
TJAM

TCE/AM apresenta matriz de planejamento de fiscalizações em segurança pública e defesa social com participação do GMF/TJAM

22 de junho de 2026
Desembargador do TJAM fiscaliza obras de novos fóruns de justiça no interior do Amazonas e detalha cronograma
TJAM

Desembargador do TJAM fiscaliza obras de novos fóruns de justiça no interior do Amazonas e detalha cronograma

19 de junho de 2026
Audiências concentradas em abrigo de Iranduba avaliam 12 acolhidos e encaminham pendências
TJAM

Audiências concentradas em abrigo de Iranduba avaliam 12 acolhidos e encaminham pendências

19 de junho de 2026
Varas de Execução Penal de Manaus abrem credenciamento para advogados dativos e informam procedimentos de inscrição
TJAM

Varas de Execução Penal de Manaus abrem credenciamento para advogados dativos e informam procedimentos de inscrição

19 de junho de 2026
Ex-professor de jiu-jitsu é condenado a 178 anos por estupro de vulnerável contra ex-alunos em Manaus
TJAM

Ex-professor de jiu-jitsu é condenado a 178 anos por estupro de vulnerável contra ex-alunos em Manaus

19 de junho de 2026
Comarca de Itacoatiara abre cadastramento de entidades para projetos sociais com recursos de prestação pecuniária
TJAM

Comarca de Itacoatiara abre cadastramento de entidades para projetos sociais com recursos de prestação pecuniária

19 de junho de 2026
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico