Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Domínio Estratégico
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
CLDF

Lançamento do livro Som e fúria no século XXI discute algoritmos, democracia e corrupção na CLDF

7 de agosto de 2026
Som e fúria no século XXI: lançamento do livro acontece na quarta-feira (12)
Som e fúria no século XXI: lançamento do livro acontece na quarta-feira (12)
Compartilhar

Lançamento reúne ensaios publicados na coluna “O Quinto Ato” que relacionam Shakespeare a temas contemporâneos.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) recebe o lançamento do livro Som e fúria no século XXI, de Theófilo Silva, na quarta-feira (12), às 19h, no Foyer do Plenário da Casa. A obra reúne mais de duzentos artigos publicados no Jornal de Brasília na coluna “O Quinto Ato” e será transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital e pelo YouTube.

Origem e composição da obra

O autor organizou os textos a partir de ensaios e artigos veiculados na coluna, segundo apresentação da publicação. Theófilo Silva já publicou outras cinco obras inspiradas em William Shakespeare, e nesta coleção busca aproximar a leitura do repertório do dramaturgo com temas do cotidiano e das manchetes.

O livro aborda a frieza dos algoritmos, a democracia, a natureza humana e a corrupção. No trecho divulgado, o autor escreve: “Vivemos em uma era de ruídos ensurdecedores onde o som das redes sociais e a fúria das polarizações, da loucura do homem muitas vezes não significam nada além de um grande vazio existencial”, trecho que ilustra a proposta de relacionar obras clássicas e questões contemporâneas.

Referência a Macbeth e objetivo do autor

O título faz referência ao monólogo final de Macbeth, de William Shakespeare, no qual o protagonista comenta a ousadia e a falta de sentido da vida. A obra se propõe a realizar uma espécie de autópsia social sobre o mundo atual a partir dessa ótica.

Sobre a intenção com o livro, Theófilo Silva afirmou: “Espero que os leitores reflitam sobre as lutas diárias que somos obrigados a enfrentar. Que eles saibam que vivemos em mundo que é muitas vezes injusto. E que nós precisamos dar o melhor de nós mesmo para enfrentar as vicissitudes do dia a dia. Shakespeare tem muito a nos ensinar sobre isso.”

O autor conclui com outra reflexão: “Nesse mundo cada vez mais tecnológico, digital, nós precisamos de arte para que a realidade não nos esmague” (citação de William Shakespeare).

Serviço

O que: Lançamento do livro Som e Fúria no século XXI
Onde: Foyer do Plenário
Quando: 12 de agosto, às 19h
Transmissão: ao vivo pela TV Câmara Distrital e pelo YouTube

Assuntos nesse artigo:
#som, #furia, #seculoxxi, #theofilo, #theofilosilva, #livro, #lancamento, #cldf, #camaralegislativa, #foyerdoplenario, #plenario, #jornaldebrasilia, #oquintoato, #williamshakespeare, #macbeth, #algoritmos, #democracia, #corrupcao, #arte, #tvcamaradistrital

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Alunos escolhem tema para iniciar o Projeto Interação da Escola do Legislativo da CLDF
CLDF

Projeto Interação da Escola do Legislativo inicia percurso sobre potencial estudantil desperdiçado no Distrito Federal

8 de outubro de 2026
Projeto Marias da Penha estreia ciclo de contação de histórias e música contra a violência de gênero na CLDF
CLDF

Projeto Marias da Penha inicia ciclo de contação de histórias e música na CLDF para prevenção da violência de gênero

8 de outubro de 2026
Deputados distritais ocupam a tribuna da CLDF pela primeira vez após as eleições
CLDF

Deputados distritais ocupam tribuna da CLDF nesta terça para comentar resultados das eleições e agradecer eleitores

6 de outubro de 2026
Giro Distrital destaca a nova composição da CLDF para a legislatura 2027-2030
CLDF

CLDF terá nova composição para a legislatura 2027-2030 após resultados do primeiro turno

6 de outubro de 2026
Exposição fotográfica “Cicatrizes” alerta sobre o câncer de mama
CLDF

Exposição Cicatrizes alerta para o câncer de mama e reforça prevenção e diagnóstico precoce em Brasília

6 de outubro de 2026
Confira os partidos que conquistaram vagas na Câmara Legislativa
CLDF

Partidos que conquistaram vagas na Câmara Legislativa do Distrito Federal nas eleições e distribuição de cadeiras

5 de outubro de 2026
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico