Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Domínio Estrategico

Domínio Estratégico

Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Domínio EstrategicoDomínio Estrategico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Nacional

Projeto cria brigada nacional para atuar em incêndios florestais e desastres naturais

19 de março de 2025
Compartilhar
Compartilhar

19/03/2025 – 10:45  

Mário Agra/Câmara dos Deputados

Deputado Lucio Mosquini (MDB-RO)

O Projeto de Lei 1634/24 cria a Brigada de Mobilização Nacional, formada por integrantes do Corpo de Bombeiros dos estados e do Distrito Federal, para atuar na prevenção e no controle de desastres naturais e de outras emergências em todo o território brasileiro. A Câmara dos Deputados analisa a proposta.

Segundo o texto, a brigada será formada por, pelo menos, mil integrantes, que deverão passar por treinamentos específicos e estar preparados para atuar imediatamente em operações. A formação deve preparar os brigadistas para ações de prevenção a desastres naturais, para o combate a incêndios florestais e para outras emergências.

O acionamento da brigada será feito por ato conjunto dos ministros da Integração e Desenvolvimento Regional; do Meio Ambiente e Mudança do Clima; e da Justiça e Segurança Pública. O documento deverá especificar a área de atuação, o tempo de mobilização e o quantitativo da força operacional, além de orientações gerais e específicas sobre as medidas de prevenção e emergências a serem adotadas.

Os integrantes de corporações de bombeiros mobilizados ficarão sob coordenação do Ministério da Integração e Desenvolvimento Nacional, mas não deixam de integrar o quadro funcional das respectivas corporações. Os servidores civis e militares que participarem das atividades desenvolvidas pela brigada terão direito a diárias.

Autor do projeto, o deputado Lucio Mosquini (MDB-RO) ressalta que as mudanças climáticas decorrentes de ações humanas têm provocado cada vez mais casos de enchentes, secas prolongadas, incêndios florestais e outros desastres naturais que acabam impactando a economia, destruindo cidades e arrasando biomas.

“Agir preventivamente com capacidade técnica e operacional é a ordem que se impõe!”, afirma o autor. “Para isso, estamos propondo a criação da Brigada de Mobilização Nacional para agir de forma resoluta e coordenada na contenção das graves emergências que ciclicamente acometem o País”, acrescenta o deputado.

Fontes de custeio
A compra de bens e equipamentos necessários às atividades da Brigada de Mobilização Nacional será feita, segundo o projeto, com recursos:

  • do Fundo Nacional de Segurança Pública;
  • do orçamento do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; e
  • do orçamento do Sistema Nacional de Defesa Civil.

Próximas etapas
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcia Becker

Leia também

Comissão aprova utilidade pública de barragens para irrigação

Comissão aprova projeto que criminaliza uso de veículo com tração animal

Comissão aprova acesso prioritário de pequenos criadores afetados por seca a programa da Conab

Comissão aprova autorização para refugiados trazerem animais ao Brasil

Medida provisória amplia oferta de gás de cozinha para famílias de baixa renda

Assuntos Nacional
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn
Previous Article Projeto proíbe o Conanda de abordar temas relacionados a aborto
Next Article Motta diz que a democracia é inegociável e que a Constituição é sua bússola

Você pode gostar também

Nacional

Comissão aprova utilidade pública de barragens para irrigação

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova projeto que criminaliza uso de veículo com tração animal

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova acesso prioritário de pequenos criadores afetados por seca a programa da Conab

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova autorização para refugiados trazerem animais ao Brasil

5 de setembro de 2025
Nacional

Medida provisória amplia oferta de gás de cozinha para famílias de baixa renda

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova prazo até 2026 para adequação Associações de Representação de Municípios

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova inclusão de familiar com incapacidade em plano de saúde

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova padrão de qualidade para produtos com alho triturado

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova atendimento prioritário para quem se autoagride

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova proibição de condenado por crime contra idoso atuar em entidade de assistência a esse público

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova regras para o tratamento do transtorno de acumulação pelo SUS

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova prazo maior para município elaborar plano de mobilidade

5 de setembro de 2025
Domínio EstrategicoDomínio Estrategico