Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Domínio Estratégico
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
CLDF

Empresários pioneiros João e Tereza Sarkis são homenageados na Câmara Legislativa

8 de junho de 2026
Empresários pioneiros João e Tereza Sarkis são homenageados na Câmara Legislativa
Empresários pioneiros João e Tereza Sarkis são homenageados na Câmara Legislativa
Compartilhar

Empresários pioneiros João e Tereza Sarkis são homenageados na Câmara Legislativa

Casal de empresários foi responsável pela fundação da Elétrica Sarkis, empresa pioneira no setor elétrico no DF

Contents
Empresários pioneiros João e Tereza Sarkis são homenageados na Câmara LegislativaCasal de empresários foi responsável pela fundação da Elétrica Sarkis, empresa pioneira no setor elétrico no DF

Em reconhecimento ao empreendedorismo pioneiro no Distrito Federal, a família Sarkis foi homenageada em sessão solene da Câmara Legislativa, nesta segunda-feira (8). Durante a cerimônia, realizada no auditório da Casa, foram entregues moções de louvor ao casal de empresários João e Terezinha Sarkis Simão, patriarca e matriarca da família. Casados há quase 71 anos, eles fundaram, na então Cidade Livre (atual Núcleo Bandeirantes), a Elétrica Sarkis, pioneira no setor elétrico no DF.

>> Confira imagens da homenagem

O autor da homenagem, deputado Martins Machado (Republicanos), destacou que os Sarkis contribuíram para o desenvolvimento de Brasília quando a nova capital ainda era um sonho. “Juntos construíram muito mais do que uma história de trabalho e conquistas. Construíram um legado, um exemplo de honestidade, perseverança, compromisso com a família e amor ao próximo”, afirmou o distrital.

Foto: João Pedro Carvalho / Agência CLDF

Para o amigo da família e ex-prefeito de Três Marias (MG) Adair Divino da Silva, mais conhecido como Bem-te-vi, os Sarkis têm uma “história linda de fé, trabalho, determinação e coragem”, que deve servir de exemplo. Ele agradeceu a Martins Machado pela homenagem. “É uma alegria imensa estar aqui para prestigiar seu João e a família Sarkis, pelo grande feito na construção dessa terra”, reforçou.

Genro de João e Tereza Sarkis, José Ribamar relatou que o patriarca sempre foi um visionário: “É uma família que sonhava: subia na árvore e via mais longe”. A amiga dos Sarkis Denise Franco também agradeceu ao deputado, destacando a união e amizade como marca dos homenageados. “A história deles se confunde com a história de Brasília e com a nossa história”, enfatizou.

Após a fala de amigos e familiares, João Sarkis, que completa este mês 94 anos, não conteve a emoção: “Eu fiquei emocionado. É muito bom estar unido sempre com a família e os amigos. Um grande abraço a todos os presentes aqui”.

A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital.

Casal pioneiro

Nascido em Ipameri (GO) em 1932, João Sarkis Simão estabeleceu-se em Brasília em 1957, ainda durante o período de construção da nova capital. Reconhecido como um dos pioneiros que ajudaram no desenvolvimento da cidade, foi agraciado, em 2010, com o Título de Cidadão Honorário de Brasília.

Ao longo de sua trajetória, participou de iniciativas essenciais para a implantação da infraestrutura de Brasília, como iluminação de espaços públicos e prédios institucionais e dos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Ele foi responsável pela construção da primeira casa de alvenaria em Taguatinga.

Tereza Sarkis Simão é reconhecida por sua trajetória ao lado do marido e da família, além da atuação a favor da comunidade. De acordo com Martins Machado, Dona Terezinha, como é conhecida, destacou-se pelo espírito acolhedor e pelos valores de equilíbrio, generosidade e cuidado com o próximo. “Uma mulher de fé, força e dedicação, aquela que acolhe, cuida, orienta e une. Uma presença fundamental para a família e para a comunidade. Sempre pronta para servir com amor e generosidade”, destacou o distrital.

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

CLDF aprova em 1º turno percentual mínimo da receita líquida do DF à Defensoria Pública
CLDF

Câmara Legislativa aprova em 1º turno dotação mínima à Defensoria Pública do DF e prevê aumento gradual

16 de junho de 2026
Distritais discordam de edital para regularização de imóveis comerciais em Vicente Pires
CLDF

Deputados da CLDF pedem revisão dos valores do edital de regularização de imóveis comerciais em Vicente Pires

16 de junho de 2026
Câmara Legislativa aprova criação do Parque Distrital Lobo-Guará
CLDF

Câmara Legislativa aprova criação do Parque Distrital Lobo-Guará em Planaltina com área de 868,5 hectares

16 de junho de 2026
Aprovado projeto que cria a Escola Superior da Defensoria Pública do DF
CLDF

Câmara Legislativa aprova criação da Escola Superior da Defensoria Pública do DF e projeto segue para decisão da governadora

16 de junho de 2026
Projeto sobre internação involuntária de pessoas em situação de rua é debatido pelos distritais
CLDF

Debate na Câmara Legislativa sobre internação involuntária da população em situação de rua reúne críticas e defesas

16 de junho de 2026
CLDF fará homenagem à posse das diretorias dos Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais
CLDF

CLDF promove sessão solene pela posse das diretorias dos tecnicos industriais no plenário

16 de junho de 2026
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico