Sessão solene na CLDF reconhece o Programa Bombeiro Amigo por ações de prevenção, orientação e acolhimento a pessoas com 60+.
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou sessão solene nesta quinta-feira (25) em homenagem ao Programa Bombeiro Amigo, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). A iniciativa é voltada ao bem-estar da população idosa e trabalha na prevenção de vulnerabilidades por meio de acompanhamento, orientação e acolhimento.
Apoio político e número de participantes
Segundo o autor da homenagem, deputado Roosevelt Vilela (PL), o programa amplia as atribuições tradicionais do Corpo de Bombeiros e contribui para salvar vidas. Ele afirmou: “Quantas e quantas doenças a gente pode prevenir com alegria, com atividade”. O parlamentar anunciou o compromisso do seu mandato com o fortalecimento da iniciativa, que hoje conta com 1,3 mil participantes.
Declarações de lideranças do CBMDF e da segurança pública
O comandante-geral do CBMDF, Moisés Alves Barcelos, agradeceu a confiança dos participantes e disse que eles são exemplo: “Eu vejo vocês dançando, correndo, rindo, brincando. Isso é vida. Eu quero isso para a minha vida, para a vida dos meus pais”.
O secretário de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury, afirmou que Brasília tornou-se a unidade da federação mais segura também pela atuação ágil do CBMDF. Ele agradeceu o apoio do deputado Roosevelt e, ao saudar os participantes, disse: “Quando eu vejo vocês dançando naquele forró, sabe do que lembro? Eu lembro daquela haste fina que o vento até enverga, mas nenhuma espada corta”.
O secretário executivo da Defesa Civil do DF, coronel Sandro Gomes, ressaltou a qualidade do ambiente de trabalho no CBMDF e destacou o apoio do parlamentar ao Programa Bombeiro Amigo. Segundo ele: “Tenho certeza de que esse carinho que o senhor está tendo pelas pessoas com mais de 60 anos de idade vai dar um retorno grandioso”.
Depoimentos de organizadores e beneficiários
O assessor dos Programas Sociais do CBMDF, tenente-coronel Antônio Ferreira, descreveu a solenidade como um momento de festa e afirmou: “Cuidar da pessoa idosa, do 60+, da melhor idade, é cuidar do próprio futuro”.
A beneficiária Raimunda Gonçalo relatou melhora na mobilidade após participar do programa e pediu apoio: “Prestigiem o Bombeiro Amigo porque eles dão o máximo que eles podem. Eles são os nossos mentores para a nossa vida, para que nós sejamos felizes”.
Durante o evento, transmitido ao vivo pela TV Câmara Distrital, foram entregues moções de louvor aos participantes do Programa Bombeiro Amigo. As moções reconheceram a participação ativa, o empenho e a contribuição dos beneficiários na promoção da saúde, do bem-estar e da cidadania, com foco no fortalecimento do envelhecimento ativo no Distrito Federal.
Assuntos nesse artigo:
#programabombeiroamigo, #cbmdf, #corpodebombeirosmilitardf, #cldf, #rooseveltvilela, #moisesalvesbarcelos, #alexandrepatury, #sandrogomes, #antonioferreira, #raimundagoncalo, #segurancapublica, #defesacivil, #idosos, #bemestar, #envelhecimentoativo, #saude, #vinculoscomunitarios, #homenagem, #sessaosolene, #tvcamaradistrital
