Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Domínio Estratégico
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
CLDF

Comissão aprova medidas para proteger imagem e honra de vítimas de violência doméstica e feminicídio no DF

23 de junho de 2026
Aprovado projeto que protege imagem e honra de vítimas de violência doméstica e feminicídio
Aprovado projeto que protege imagem e honra de vítimas de violência doméstica e feminicídio
Compartilhar

Comissão da Câmara Legislativa aprova projeto que define exposição da vítima como forma de violência psicológica e estabelece medidas administrativas.

A Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 1.819/2025, de autoria do deputado Max Maciel (PSOL), que estabelece medidas para proteger o nome, a imagem e a honra de mulheres vítimas de violência doméstica e de feminicídio no Distrito Federal. No mesmo dia, a CEOF aprovou também o Projeto de Lei nº 1.551/2025, do deputado Pastor Daniel de Castro (PP), com diretrizes para o fomento à adoção e ao incentivo a lares afetivos.

Proteção da imagem e honra

O texto do PL 1.819/2025 considera como forma de violência psicológica a divulgação ou exposição indevida do nome ou da imagem das vítimas por autores dos crimes ou por seus familiares, em meios impressos e digitais. Pelo projeto, órgãos da administração pública distrital deverão adotar medidas para prevenir essa exposição, promover campanhas de conscientização e garantir atendimento prioritário às mulheres em situação de violência e aos familiares de vítimas de feminicídio quando houver revitimização decorrente da divulgação indevida de informações.

Na justificativa, o autor do projeto afirma que a exposição pública da vítima tem sido usada como instrumento adicional de violência e que a prática seria uma extensão da violência psicológica já prevista na Lei Maria da Penha. Segundo o deputado Max Maciel, ‘a presente proposição busca preencher uma lacuna na legislação existente, explicitando que a exposição do nome ou da imagem da vítima configura violência psicológica e estabelecendo medidas protetivas de urgência específicas para coibir essa prática.’

A relatora na CEOF, deputada Paula Belmonte (PSDB), afirmou que a proposta não cria novos órgãos, cargos, benefícios ou despesas obrigatórias permanentes. Conforme a distrital, ‘as eventuais ações previstas, como campanhas educativas ou elaboração de protocolos administrativos, podem ser implementadas no âmbito das estruturas e dotações já existentes dos órgãos do Poder Executivo do Distrito Federal.’

Diretrizes para adoção e lares afetivos

O PL 1.551/2025, de autoria do deputado Pastor Daniel de Castro (PP), estabelece diretrizes para estimular a cultura da adoção e ampliar o suporte às famílias adotivas no Distrito Federal. A proposta prevê campanhas de conscientização sobre a importância da adoção, com ênfase na adoção tardia e de grupos de irmãos; ações educativas para preparar famílias interessadas; incentivo ao acompanhamento psicológico e social; e integração de informações entre órgãos públicos e entidades responsáveis pelo acolhimento institucional.

O autor do projeto afirmou que ‘a adoção é uma das formas mais nobres de proporcionar a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade o direito fundamental a uma família e a um ambiente de afeto, cuidado e proteção.’ Segundo o parlamentar, a iniciativa busca enfrentar obstáculos ainda presentes no processo adotivo, como a burocracia, o preconceito em relação à adoção tardia e a falta de suporte adequado às famílias adotivas.

Assuntos nesse artigo:
#violenciadomestica, #feminicidio, #imagem, #honra, #protecao, #violenciapsicologica, #revitimizacao, #leidamariadapenha, #maxmaciel, #paulabelmonte, #pastordanieldecastro, #psol, #psdb, #pp, #ceof, #camaralegislativa, #distritofederal, #adocao, #laresafetivos, #campanhas

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Médico Paulo César Moura Júnior recebe Medalha da Ordem do Mérito Legislativo
CLDF

Oftalmologista Paulo César Moura Júnior recebe Medalha da Ordem do Mérito Legislativo em sessão na CLDF

23 de junho de 2026
Projeto garante condições mínimas de trabalho para feirantes do DF
CLDF

Projeto aprovado na CEOF estabelece direitos e condições mínimas para feirantes do DF

23 de junho de 2026
CLDF entrega Título de Cidadão Honorário de Brasília ao jornalista Ronaldo Gonçalves
CLDF

Ronaldo Gonçalves recebe Título de Cidadão Honorário de Brasília em sessão solene da CLDF na noite de segunda-feira

23 de junho de 2026
Comissão aprova projeto que garante uniforme escolar gratuito para alunos da rede pública
CLDF

CEOF aprova projeto que garante uniforme escolar gratuito a alunos da rede pública do DF

23 de junho de 2026
Sessão solene celebra aniversário da comunidade rural INCRA 8
CLDF

Câmara Legislativa realiza sessão solene para celebrar 64 anos do Incra 8 em Brazlândia

23 de junho de 2026
CLDF homenageará os 30 anos do Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião
CLDF

Câmara Legislativa realiza sessão solene pelos 30 anos do Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião

23 de junho de 2026
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico