Audiência da Comissão Externa discute efeitos socioeconômicos e ambientais do rompimento e questionamentos sobre reparação.
A Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha os impactos de rompimentos de barragens realiza, nesta terça-feira (9), uma audiência pública às 14 horas no plenário 10 para debater a situação do extremo sul da Bahia afetada pelo rompimento da Barragem de Fundão. A reunião foi sugerida pelo deputado Gilson Daniel (Pode-ES).
O encontro tem como foco municípios do extremo sul baiano, entre eles Mucuri, Nova Viçosa e Caravelas, que, segundo o deputado, sofreram consequências ambientais e econômicas significativas em razão do desastre.
Atividades locais como pesca artesanal, maricultura e turismo foram afetadas, e a população ainda enfrenta consequências sociais decorrentes do rompimento.
Questionamentos sobre reparação e critérios
– o reconhecimento das pessoas atingidas;
– os critérios de elegibilidade;
– a efetividade das indenizações;
– a implementação de ações estruturantes de recuperação econômica e ambiental.
Relembre o caso
A Barragem de Fundão, da mineradora Samarco, rompeu-se em novembro de 2015, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG).
O acidente é considerado um dos maiores desastres socioambientais da história do Brasil.
O rompimento liberou dezenas de milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração, que destruíram comunidades e atingiram a bacia do Rio Doce.
Da Redação – ND
Assuntos nesse artigo:
#barragemdefundao, #comissaoexterna, #camara, #gilsondaniel, #mucuri, #novavicosa, #caravelas, #pescaartesanal, #maricultura, #turismo, #indenizacoes, #samarco, #bentorodrigues, #mariana, #riodoce, #desastre, #reparacao, #impactosambientais
