Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Domínio Estrategico

Domínio Estratégico

Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Domínio EstrategicoDomínio Estrategico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Nacional

Coletivos de mulheres apresentam projetos que querem aprovar no Congresso

26 de março de 2025
Compartilhar
Compartilhar

26/03/2025 – 21:10  

Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Uma das propostas defendidas é a reserva de vagas para mulheres no legislativo

Representantes de diferentes organizações de mulheres apresentaram em seminário realizado na Câmara dos Deputados uma seleção de projetos de lei que gostariam de ver aprovados. Uma das propostas defendidas é a reserva de vagas para mulheres no legislativo, tanto federal quanto estadual e municipal.

A coordenadora-geral do Movimento Projeto de Lei Mais Mulheres na Política, Ana Maria Campos, falou sobre a apresentação de um projeto de lei de iniciativa popular para prever cota de 50% para mulheres na Câmara dos Deputados, assembleias legislativas e câmaras de vereadores. A ativista explicou que o texto já está pronto e, para ser aceito na Câmara, o movimento precisa conseguir 1,5 milhão de assinaturas. Segundo Ana Maria Campos, a escolha da iniciativa popular deve conferir mais legitimidade à proposta.

“Nós escolhemos fazer um projeto de lei de iniciativa popular por causa desse tema. Não tem como chegar aqui nessa Casa e dizer: ‘nós queremos essa lei’ se nós não tivermos o Brasil inteiro de mãos dadas dizendo que é importante que tenhamos mulheres representando toda a população brasileira dentro das casas legislativas”, disse ela. “A gente quer mostrar que existe uma outra maneira de fazermos política, uma forma que valoriza a conscientização, a solidariedade e o compromisso com os princípios e os valores da verdadeira democracia”, completou.

Ana Maria Campos explicou ainda que das vagas reservadas para mulheres nas câmaras de vereadores, metade deve ser preenchida por representantes negras. Nos legislativos federal e estaduais, as mulheres negras devem ocupar pelo menos 25% das vagas destinadas ao público feminino.

A deputada Tabata Amaral (PSB-SP) também defendeu um projeto que prevê cotas para mulheres. Mas, no caso, as vagas são para os conselhos de administração das empresas estatais e das de economia mista federais. O texto prevê a destinação de um terço das cadeiras dos conselhos para mulheres. Deste percentual, um terço deve ser ocupado por mulheres negras ou com deficiência.

De acordo com a parlamentar, o projeto, de sua autoria, já foi aprovado na Câmara e em todas as comissões do Senado.

“A gente está na boca do gol. E falta muito pouco. A gente tem um compromisso do presidente Davi Alcolumbre de que, na sua volta do Japão, ele vai pautar esse projeto para que possa vir a lei. Mas a gente sabe que a mobilização é necessária até o último instante. Falem com todas as senadoras, com todos os senadores. Pode parecer pequeno, mas não é”, defendeu Tabata.

Já a representante do movimento Elas no Poder, Mariana Aquino, apresentou uma seleção de seis projetos que a organização considera prioritários. Entre eles está a revogação da Lei de Alienação Parental.

A presidenta da Associação das Mulheres Advogadas de Alagoas (AMaDA), Anne Caroline Fidelis, também incluiu a revogação da Lei de Alienação Parental entre as cinco prioridades do coletivo. Segundo a ativista, existem três projetos em análise no Congresso com essa finalidade. Anne Caroline Fidelis sustenta que essa lei tem sido utilizada para perseguir mulheres.

“Muitas mulheres estão perdendo a guarda de suas crianças por conta de falsas acusações de alienação parental. Essa lei precisa acabar. Ela é um instrumento de violência, sobretudo contra mulheres. Nós temos o ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente] que é para isso, para acolher crianças em suas demandas jurídicas, em contextos, inclusive, de abuso psicológico.”

O debate sobre propostas prioritárias para mulheres no Legislativo ocorreu durante o seminário Elas querem equidade: a força dos coletivos. O evento foi realizado pela Secretaria da Mulher da Câmara e pelo Grupo Mulheres do Brasil.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Ana Chalub

Leia também

Seminário apresenta balanço de estudo que monitorou a participação feminina nas eleições municipais

Brasil passa a integrar a rede global de parlamentares junto ao FMI e ao Banco Mundial

Comissão aprova sanções administrativas para quem retardar ou frustrar licitação

Campanha Setembro Amarelo é oficializada em lei

Avança na Câmara proposta que classifica oficial de justiça como integrante de carreira típica de Estado

Assuntos Nacional
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn
Previous Article Projeto determina presença de salva-vidas em hotéis com mais de 70 quartos que tenham piscina
Next Article Gestores apontam as compras públicas como instrumento estratégico da reindustrialização do Brasil

Você pode gostar também

Nacional

Seminário apresenta balanço de estudo que monitorou a participação feminina nas eleições municipais

9 de setembro de 2025
Nacional

Brasil passa a integrar a rede global de parlamentares junto ao FMI e ao Banco Mundial

9 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova sanções administrativas para quem retardar ou frustrar licitação

9 de setembro de 2025
Nacional

Campanha Setembro Amarelo é oficializada em lei

9 de setembro de 2025
Nacional

Avança na Câmara proposta que classifica oficial de justiça como integrante de carreira típica de Estado

9 de setembro de 2025
Nacional

Comissão Mista de Orçamento aprova créditos para fundo da reforma tributária

9 de setembro de 2025
Nacional

Congresso Nacional promulga emenda constitucional com novas regras sobre pagamento de precatórios

9 de setembro de 2025
Nacional

Interesses da sociedade pautarão trabalhos da Comissão da PEC da Segurança, dizem deputados

9 de setembro de 2025
Nacional

Extinção do DPVAT sobrecarrega SUS e deixa vítimas de trânsito desassistidas, dizem debatedores

9 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova enquadramento no MEI para 21 categorias de profissionais de eventos

9 de setembro de 2025
Nacional

Projeto abre crédito de R$ 62,7 milhões para a Receita Federal em 2025

9 de setembro de 2025
Nacional

Comissão vai pedir investigação sobre causas do desabamento de aterro sanitário no entorno do DF

9 de setembro de 2025
Domínio EstrategicoDomínio Estrategico