Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Domínio Estrategico

Domínio Estratégico

Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Domínio EstrategicoDomínio Estrategico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Nacional

Promulgadas novas regras para emendas parlamentares

17 de março de 2025
Compartilhar
Compartilhar

17/03/2025 – 08:42  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Proposta foi aprovada em sessão conjunta do Congresso Nacional

As novas regras para apresentação e indicação de emendas parlamentares ao Orçamento, aprovadas na quinta-feira (13), em sessão do Congresso, já estão valendo. A Resolução 1/25 do Congresso Nacional foi promulgada na sexta-feira (14) e deve destravar a votação do Orçamento, que aguardava uma solução para as emendas.

O projeto, feito em conjunto pelas Mesas Diretoras do Senado e da Câmara, foi apresentado após questionamentos feitos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino com relação às emendas.

O texto traz medidas para aumentar a transparência, garantir rastreabilidade na sua execução e o uso eficiente dos recursos públicos.

Impasse
Com a promulgação, será possível votar o Orçamento de 2025, cuja análise aguardava a solução das questões relativas às emendas parlamentares.

Os repasses de boa parte dos recursos das emendas estavam suspensos por decisão de Dino, que reclamava de falta de clareza no uso das emendas parlamentares.

Principais regras
Entre as principais mudanças no rito das emendas parlamentares, estão:

Remanejamento: as emendas não poderão ter valor superior ao solicitado, exceto no caso de remanejamento de emendas de um mesmo autor. Na resolução de 2006, o remanejamento era apenas de emendas individuais.

Atas: a resolução traz vários anexos com os modelos de atas das reuniões de comissões, de bancadas estaduais e partidárias para a aprovação de emendas e indicação da destinação dos recursos para o Executivo.

Emendas de comissões: a resolução diz que elas devem ter caráter institucional e representar interesse nacional ou regional, observando o que diz a Lei Complementar 210/24 sobre ações estruturantes.

Na redação anterior, havia apenas o interesse nacional. Permaneceu vedada a destinação a entidades privadas, salvo se contemplarem programação constante do projeto, e, agora, se for relativa a ações e serviços públicos de saúde.

Total das emendas de comissões: poderão ser apresentadas 6 emendas com despesas novas e 2 emendas de remanejamento. Antes, era metade de cada. Não mudou o dispositivo que permite às Mesas Diretoras do Senado e da Câmara apresentar emendas, sendo até 4 de despesas novas e até 4 de remanejamento.

Rito das emendas de comissões: a norma fixa um rito para a aprovação de emendas de comissões ao Orçamento.

  • os parlamentares encaminharão as sugestões de emendas às comissões, utilizando sistema disponibilizado para apresentação de emendas.
  • será designado relator para análise das emendas sugeridas.
  • o relatório aprovado será encaminhado à Comissão Mista de Orçamento (CMO) juntamente com a ata da reunião e disponibilizado na página da comissão permanente e da CMO.

Indicações das emendas de comissões: após a publicação da Lei Orçamentária, os líderes partidários vão definir com suas bancadas a destinação dos recursos.

Também foi permitida a indicação por quaisquer outros parlamentares.

  • as indicações das emendas de comissão serão encaminhadas para deliberação das comissões pelos líderes partidários.
  • elas terão que constar de ata da bancada partidária, aprovada pela maioria dos membros.
  • as comissões terão que votar as indicações para serem encaminhadas ao Executivo no prazo de cinco dias.
  • caso seja necessária alteração de indicação realizada em emenda de comissão, os ajustes deverão ser solicitados pelo presidente da comissão.

Emendas de bancadas estaduais: deverão ser apresentadas juntamente com a ata da reunião que decidiu por sua apresentação, aprovada, no mínimo, por 3/5 dos deputados e 2/3 dos senadores da respectiva unidade da Federação.

Emendas de bancadas/obras: quando as emendas de bancadas forem para obras, elas deverão identificar de forma precisa o seu objeto, não podendo resultar na execução por múltiplos entes ou entidades, ressalvados os projetos para região metropolitana ou região integrada de desenvolvimento. Essa ressalva não existia na resolução de 2006.

Emendas de bancadas/outros projetos: para outros projetos, as emendas deverão seguir o que diz a Lei Complementar 210/24. Foi incluída a destinação de recursos para unidade da Federação não representada pela bancada quando se tratar de projetos de amplitude nacional.

Outras regras para emendas de bancadas
– É vedada a apresentação de emendas cuja programação possa resultar
na execução para mais de um ente federativo ou entidade privada, com uma nova ressalva das transferências para os fundos municipais de saúde.

– É admitida a destinação de recursos para outra unidade da Federação, desde que se trate da matriz da entidade e que ela tenha sede em estado diverso do estado da bancada onde será realizada a aquisição de equipamentos ou a realização dos serviços.

– A justificação das emendas deve conter, no mínimo, elementos que permitam identificar a relevância social e econômica da proposta e os benefícios gerados para a população afetada. A resolução anterior citava cronograma de execução e especificação de demais fontes de financiamento.

– Poderão ser apresentadas até 11 emendas por bancada, sendo 3 destinadas exclusivamente à continuidade de obras já iniciadas, até sua conclusão. De qualquer forma, os projetos constantes de lei orçamentária anual, oriundos de aprovação de emendas de bancada estadual, uma vez iniciados, deverão ser, anualmente, objeto de emendas apresentadas pela mesma bancada até a sua conclusão.

– As emendas poderão ser destinadas a mais de um estado quando forem “programações divisíveis” em partes independentes. Cada parte não poderá ser inferior a 10% do valor da emenda. Exemplos são a compra de equipamentos e material permanente por um mesmo estado e despesas com custeio, desde que possam ser executadas na mesma ação orçamentária.

Emendas pix: as emendas individuais de transferência especial, chamadas de emendas pix, deverão ser destinadas preferencialmente à conclusão de obras inacabadas.

Admissibilidade de emendas: A CMO poderá editar normas sobre a admissibilidade de emendas. Já o Comitê de Admissibilidade de Emendas terá de divulgar os seus critérios antes do período de apresentação das emendas.

Prorrogação do mandato da CMO: Fica prorrogado o mandato da atual Comissão Mista de Orçamento até a aprovação do Orçamento de 2025.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Da Redação – RL
Com informações da Agência Senado

Leia também

Comissão aprova utilidade pública de barragens para irrigação

Comissão aprova projeto que criminaliza uso de veículo com tração animal

Comissão aprova acesso prioritário de pequenos criadores afetados por seca a programa da Conab

Comissão aprova autorização para refugiados trazerem animais ao Brasil

Medida provisória amplia oferta de gás de cozinha para famílias de baixa renda

Assuntos Nacional
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn
Previous Article Presidência das comissões será definida nesta semana
Next Article Câmara atualiza regras de credenciamento para imprensa e representantes de instituições

Você pode gostar também

Nacional

Comissão aprova utilidade pública de barragens para irrigação

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova projeto que criminaliza uso de veículo com tração animal

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova acesso prioritário de pequenos criadores afetados por seca a programa da Conab

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova autorização para refugiados trazerem animais ao Brasil

5 de setembro de 2025
Nacional

Medida provisória amplia oferta de gás de cozinha para famílias de baixa renda

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova prazo até 2026 para adequação Associações de Representação de Municípios

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova inclusão de familiar com incapacidade em plano de saúde

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova padrão de qualidade para produtos com alho triturado

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova atendimento prioritário para quem se autoagride

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova proibição de condenado por crime contra idoso atuar em entidade de assistência a esse público

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova regras para o tratamento do transtorno de acumulação pelo SUS

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova prazo maior para município elaborar plano de mobilidade

5 de setembro de 2025
Domínio EstrategicoDomínio Estrategico