Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Domínio Estrategico

Domínio Estratégico

Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Domínio EstrategicoDomínio Estrategico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Nacional

Projeto prevê salvaguardas à população e ao meio ambiente para instalação de usinas eólicas e solares

13 de março de 2025
Compartilhar
Compartilhar

13/03/2025 – 19:26  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Deputado Fernando Mineiro, autor do projeto de lei

O Projeto de Lei 4386/24 prevê uma série de salvaguardas para a instalação de usinas eólicas e solares, com o objetivo de resguardar as populações afetadas e o meio ambiente. O texto também prevê medidas para proteger os proprietários de terras arrendadas pelas usinas solares e eólicas.

Conforme a proposta, os contratos de arrendamento de imóvel para instalação das usinas terão duração de 20 anos e serão regidos pelo Código Civil. O projeto prevê ainda:

  • a renovação contratual dependerá da expressa anuência do proprietário do imóvel rural;
  • a revisão do contrato poderá ser feita quando constatada a violação dos princípios da boa-fé;
  • o contrato deve garantir o direito à indenização e ao cancelamento quando a operação da usina provocar acidentes, incluindo ambientais;
  • é vedada a utilização de cláusulas que contenham exigências referentes a sigilo (salvo as informações que comprometam a operação do empreendimento);
  • também não será permitida a cobrança pela prestação de assessoria jurídica pela parte contratante e a prorrogação automática do contrato.

Excessos
O deputado Fernando Mineiro (PT-RN), autor do projeto, afirma que o objetivo é combater excessos cometidos pelas usinas eólicas e solares contra os pequenos proprietários das terras onde os empreendimentos são instalados.

Segundo ele, são frequentes as denúncias de abuso por parte dos empreendedores, como exigência de confidencialidade contratual, contratos por até 50 anos com prorrogação automática, e baixos alugueis pagos aos pequenos proprietários das terras.

“O caráter de irretratabilidade e irrevogabilidade dos contratos impede ainda que os proprietários desistam do negócio antes do término da vigência contratual sem que para isso sejam onerados de forma desproporcional”, disse Mineiro.

Meio ambiente
Em relação ao meio ambiente, o PL 4386/24 prevê salvaguardas como a proibição de usinas solares e eólicas em áreas de reserva legal e outras áreas protegidas. O texto determina ainda:

  • na definição do local do empreendimento, será considerado o menor impacto com uso da cartografia social, zoneamento ecológico-econômico e outros estudos recomendados pela comunidade impactada;
  • será garantida a consulta pública prévia aos estudos de licenciamento e das ações de mitigação de impactos causados pelo empreendimento;
  • novas consultas poderão ser feitas se houver incremento nos impactos negativos inicialmente identificados;
  • será exigida a apresentação do estudo e do relatório de impacto ambiental (EIA/Rima) para os empreendimentos com potência conjunta acima de 3 megawatts (MW); e
  • o EIA e o Plano Básico Ambiental (PBA) deverão prever o plano de descomissionamento da usina e a recuperação das áreas degradadas.

Outorga das usinas
O texto contém ainda salvaguardas para a outorga, como exigência de publicação prévia do despacho de registro de recebimento de outorga (DRO) das usinas solares, termelétricas e eólicas com potência conjunta superior a 3 MW.

O DRO é um documento em que o proprietário da usina solicita informação sobre acesso à rede elétrica e licenças dos órgãos ambientais.

Próximos passos
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Minas e Energia; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Roberto Seabra

Leia também

Comissão aprova utilidade pública de barragens para irrigação

Comissão aprova projeto que criminaliza uso de veículo com tração animal

Comissão aprova acesso prioritário de pequenos criadores afetados por seca a programa da Conab

Comissão aprova autorização para refugiados trazerem animais ao Brasil

Medida provisória amplia oferta de gás de cozinha para famílias de baixa renda

Assuntos Nacional
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn
Previous Article MP do crédito consignado para o setor privado chega ao Congresso
Next Article Projeto prevê crédito a pescadores no Plano Safra 2024/2025

Você pode gostar também

Nacional

Comissão aprova utilidade pública de barragens para irrigação

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova projeto que criminaliza uso de veículo com tração animal

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova acesso prioritário de pequenos criadores afetados por seca a programa da Conab

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova autorização para refugiados trazerem animais ao Brasil

5 de setembro de 2025
Nacional

Medida provisória amplia oferta de gás de cozinha para famílias de baixa renda

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova prazo até 2026 para adequação Associações de Representação de Municípios

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova inclusão de familiar com incapacidade em plano de saúde

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova padrão de qualidade para produtos com alho triturado

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova atendimento prioritário para quem se autoagride

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova proibição de condenado por crime contra idoso atuar em entidade de assistência a esse público

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova regras para o tratamento do transtorno de acumulação pelo SUS

5 de setembro de 2025
Nacional

Comissão aprova prazo maior para município elaborar plano de mobilidade

5 de setembro de 2025
Domínio EstrategicoDomínio Estrategico