Projeto do deputado Hélio Lopes reconhece a Seleção Brasileira de Futebol, masculina e feminina, como manifestação da cultura nacional.
Em 21/07/2026 – 08:41, o deputado Hélio Lopes (PL-RJ) apresentou o Projeto de Lei 2814/26 na Câmara dos Deputados que reconhece a Seleção Brasileira de Futebol, nas versões masculina e feminina, como manifestação da cultura nacional e símbolo da identidade nacional brasileira. A proposta tem caráter declaratório e não cria obrigações, programas ou benefícios.
Segundo o autor, a história da seleção brasileira “ultrapassa os limites do esporte e se confunde com a própria formação da memória coletiva nacional”. O deputado lembra que o Brasil participou de todas as edições da Copa do Mundo desde 1930 e é o maior campeão, com cinco títulos: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.
O projeto também destaca a trajetória da seleção feminina, citando jogadoras como Marta, Cristiane e Formiga como referências que contribuíram para a valorização do futebol feminino no país.
Próximos passos
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Esporte; de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, conforme o rito da Câmara. Como os deputados aprovaram urgência para a proposta em junho, ela poderá ser apreciada diretamente pelo Plenário, sem passar pelas comissões.
Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados. Hélio Lopes, o autor da proposta.
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Natalia Doederlein
Assuntos nesse artigo:
#selecao-brasileira, #selecao-brasileira-de-futebol, #selecao-feminina, #selecao-masculina, #helio-lopes, #pl-rj, #projeto-de-lei-2814-26, #camara-dos-deputados, #cultura-nacional, #identidade-nacional, #memoria-coletiva, #copa-do-mundo, #1930, #cinco-titulos, #1958, #1962, #1970, #1994, #2002, #marta
