Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Domínio Estratégico
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Distrito Federal

Pontes para o Mundo amplia vagas e aplica provas de proficiência para 1.127 candidatos em 13 CREs no Distrito Federal

28 de junho de 2026
Pontes para o Mundo amplia vagas e aplica provas de proficiência para 1.127 candidatos em 13 CREs no Distrito Federal
Compartilhar

Programa da SEEDF aplicou provas de proficiência neste fim de semana para selecionar 400 intercambistas a destinos na Europa e América do Norte.

O programa Pontes para o Mundo, da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), aplicou neste fim de semana provas de proficiência em língua estrangeira em 13 das 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs) do DF. A etapa é decisiva no processo seletivo que escolherá 400 intercambistas para estudar no Canadá, França, Espanha e Reino Unido. Em 2025, a primeira edição beneficiou 101 estudantes no Reino Unido.

Aplicação das provas

As avaliações foram aplicadas simultaneamente e mobilizaram milhares de candidatos. De acordo com o coordenador do programa, David Nogueira, 1.127 estudantes realizaram o exame no primeiro dia, o equivalente a 99,8% dos inscritos nesta etapa.

“Hoje é uma prova de língua estrangeira, então temos exames de inglês, francês e espanhol, a depender da escolha que o estudante fez. É uma prova de proficiência que mede a capacidade de leitura, de fala, de escrita e de interpretação. São quatro habilidades nas quais o estudante é testado durante uma hora para sabermos o nível em que ele está. Aqueles que obtiverem as melhores notas serão os escolhidos”, explicou Nogueira.

Estudantes com necessidades educacionais especiais, que necessitam de tempo extra, ou que precisaram justificar a ausência, realizaram a avaliação no dia seguinte, em polo concentrado no Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI) do Cruzeiro.

Preparação e suporte integral

O Pontes para o Mundo é uma iniciativa do Governo do Distrito Federal executada pela SEEDF para ampliar oportunidades educacionais por meio de experiência internacional. Além da bolsa de estudos, os intercambistas recebem preparação antes do embarque, acompanhamento pedagógico e psicológico e apoio durante a experiência no exterior.

Presente nos locais de aplicação para dar as boas-vindas aos candidatos, a secretária de Educação interina, Iêdes Soares Braga, destacou a ampliação do programa e buscou tranquilizar os jovens.

“Estamos hoje aqui acompanhando o primeiro dia de prova de proficiência dos nossos estudantes, candidatos a participar da segunda edição do Pontes para o Mundo. Este ano, vamos levar nossos alunos para países como Canadá, França, Espanha e Reino Unido, ampliando o alcance do programa e as oportunidades para os estudantes de nossa rede”, afirmou Iêdes.

A gestora também ofereceu apoio emocional aos alunos momentos antes do exame. “Desejamos muito sucesso, porque essa é, de fato, uma experiência transformadora na vida de cada um. É natural que a gente fique tenso ao ser avaliado, mas não se preocupem. É uma avaliação como a da escola. Fiquem tranquilos para fazerem uma boa prova e que saiam daqui muitos selecionados”, incentivou Iêdes.

Mobilização escolar e relatos de candidatos

Nas unidades escolares, professores de idiomas e equipes gestoras organizaram grupos de estudo e horários dedicados para auxiliar os estudantes. O engajamento das escolas tem sido citado como diferencial na preparação.

Pedro Miguel Sales Rocha, de 16 anos, aluno do Centro Educacional do Lago (CEL), concorre a uma vaga para o Canadá e relatou o clima de colaboração: “Os professores vêm nos cobrando para estudar e, às vezes, disponibilizam horários para conseguirmos praticar nossa língua, seja inglês, espanhol ou francês. Toda a escola está empenhada nisso porque, no ano passado, uma aluna conseguiu passar para o Reino Unido e influenciou a escola toda. A direção e a coordenação estão sempre nos ajudando”.

Matheus Ribeiro, também de 16 anos e aluno do CEL, disse que reforçou a preparação nas semanas anteriores: “Vim me preparando há uns dois meses, mas peguei firme mesmo na última semana. Tivemos muita influência e vários professores ajudando, principalmente os de línguas. Conheço muita gente da minha escola que está aqui fazendo a prova e estou confiante de que vai dar certo”.

Ao fim da avaliação, muitos candidatos relataram alívio e expectativa pelo resultado. Para Luana Sousa, a prova correspondeu ao que foi estudado: “Achei a prova muito bem explicada e num nível razoável. A parte de fala e a de escrita também achei muito tranquilas. Tirei um peso das costas depois de ter feito a prova. Estou muito feliz de ter conseguido responder tudo e estou confiante”.

Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Assuntos nesse artigo:
#pontesparamundo, #seedf, #secretariadeeducacao, #intercambio, #provasdeproficiencia, #proficiencia, #linguaestrangeira, #candidatos, #intercambistas, #cres, #cruzeiro, #cemi, #canada, #franca, #espanha, #reinounido, #centroeducacionaldolago, #cel, #estudantes, #vagas

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Pesquisa da UnB avalia deglutição, cognição e alimentação em idosos após AVE com fomento da FAPDF
Distrito Federal

Pesquisa da UnB avalia deglutição, cognição e alimentação em idosos após AVE com fomento da FAPDF

28 de junho de 2026
Governadora assina ordem de serviço e licenciamento para asfaltamento da Gleba 4 em Ceilândia e anuncia obras complementares
Distrito Federal

Governadora assina ordem de serviço e licenciamento para asfaltamento da Gleba 4 em Ceilândia e anuncia obras complementares

28 de junho de 2026
Reforma do Cine Itapuã no Gama prevê nova estrutura, acessibilidade e ampliação para 500 lugares
Distrito Federal

Reforma do Cine Itapuã no Gama prevê nova estrutura, acessibilidade e ampliação para 500 lugares

28 de junho de 2026
Tomografo de última geração é entregue ao Hospital Regional de Ceilandia para ampliar exames e agilizar diagnósticos
Distrito Federal

Tomografo de última geração é entregue ao Hospital Regional de Ceilandia para ampliar exames e agilizar diagnósticos

28 de junho de 2026
Entrega de 400 lotes urbanizados em Ceilândia avança moradia para pessoas com deficiência
Distrito Federal

Entrega de 400 lotes urbanizados em Ceilândia avança moradia para pessoas com deficiência

28 de junho de 2026
Governo do Distrito Federal autoriza asfaltamento na Gleba 4 Vista Bela em Ceilândia com licenciamento ambiental
Distrito Federal

Governo do Distrito Federal autoriza asfaltamento na Gleba 4 Vista Bela em Ceilândia com licenciamento ambiental

28 de junho de 2026
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico