Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Domínio Estratégico
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
CLDF

Lei redefine área do Polo de Cinema e Vídeo e permite regularização fundiária em Sobradinho, Distrito Federal

30 de junho de 2026
Nova lei redefine área do Polo de Cinema e viabiliza regularização fundiária no DF
Nova lei redefine área do Polo de Cinema e viabiliza regularização fundiária no DF
Compartilhar

Lei LC nº 1.069/2026 reduz a área do Polo de Cinema e Vídeo e viabiliza a regularização do assentamento em Sobradinho.

Já está em vigor a norma que destina uma área para o Polo de Cinema e Vídeo do Distrito Federal. A LC nº 1.069/2026, aprovada pelo plenário da Câmara Legislativa em abril deste ano, altera a organização territorial do polo em Sobradinho e abre caminho para a regularização fundiária da comunidade local.

Mudança na destinação territorial

A nova lei, de autoria conjunta do deputado Wellington Luiz (MDB) e do Poder Executivo, destina 16 hectares da Fazenda Sobradinho Mogi, propriedade da Terracap, para a implantação do polo audiovisual. A norma revoga integralmente a Lei Complementar nº 633/2002, que previa cerca de 400 hectares para o mesmo fim.

A área originalmente indicada em 2002 acabou ocupada por famílias vinculadas ao Programa de Assentamento de Trabalhadores Rurais (PRAT) e passou a integrar o Assentamento José Wilker. Segundo o texto da nova lei, a redução da área permitirá continuar o processo de regularização da comunidade e, ao mesmo tempo, possibilitar o uso da parcela destinada ao polo para fins audiovisuais.

Argumentos dos autores da proposta

Em justificativa anexada ao projeto, o deputado Wellington Luiz afirmou que “não se sustenta mais o comando legal de se destinar um total de 400 hectares para a instalação desse complexo de cinema na referida área, impedindo o avanço da política de regularização fundiária no local, a efetiva segurança jurídica e o uso ambientalmente sustentável da terra”.

O Executivo também sustentou a medida, conforme o projeto do Buriti, destacando que a lei “vai viabilizar a continuidade do processo de regularização fundiária em curso” e contribuir para a garantia dos direitos dos ocupantes.

Impacto sobre políticas públicas locais

Com a revisão da destinação, a maior parte da gleba deixa de estar vinculada ao projeto audiovisual. Isso permite o avanço de políticas públicas de regularização fundiária para a comunidade instalada no local e a manutenção de uma área reduzida destinada ao Polo de Cinema e Vídeo do Distrito Federal.

A alteração formaliza no ordenamento jurídico, por meio da LC nº 1.069/2026, a nova delimitação e encerra a vigência da Lei Complementar nº 633/2002, mantendo a intenção de conciliar uso social da terra e atividade audiovisual em Sobradinho.

Assuntos nesse artigo:
#polodecinemaevideo, #distritofederal, #sobradinho, #regularizacao, #regularizacaofundiaria, #assentamento, #josewilker, #terracap, #lc1069, #leicomplementar633, #2002, #prat, #wellingtonluiz, #cldf, #buriti, #politicaspublicas, #audiovisual, #fazendasobradinhomogi, #ordenamentoterritorial, #territorio

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Aprovada, em segundo turno, proposta que reconhece carreiras como típicas de Estado
CLDF

Câmara Legislativa aprova reconhecimento de carreiras típicas de Estado incluindo PPGG e Defesa do Consumidor

30 de junho de 2026
Sessão extraordinária da Câmara Legislativa com transmissão ao vivo do Plenário nesta terça-feira (30)
CLDF

Sessão extraordinária da Câmara Legislativa com transmissão ao vivo do Plenário nesta terça-feira (30)

30 de junho de 2026
Homenagem ao Mês do Orgulho LGBTI+ ressalta avanços na representatividade e novos desafios
CLDF

Sessão solene na Câmara Legislativa marca Mês do Orgulho LGBTI+ em Brasília e destaca avanços e desafios na representatividade

30 de junho de 2026
Empresário João Miranda Lima recebe Título de Cidadão Honorário de Brasília
CLDF

João Miranda Lima recebe Título de Cidadão Honorário de Brasília por contribuição à gastronomia da capital

30 de junho de 2026
CLDF homenageia ações sociais promovidas pela comunidade evangélica, nesta terça
CLDF

CLDF realiza sessão solene para homenagear ações sociais da comunidade evangélica no Distrito Federal

29 de junho de 2026
CLDF debate papel dos optometristas para a saúde visual
CLDF

Câmara Legislativa discute optometria como estratégia para prevenir cegueira evitável e ampliar acesso à saúde visual

26 de junho de 2026
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico