Governo do Distrito Federal fará ação de acolhimento e oferta de serviços sociais em 17 pontos de Águas Claras e Ceilândia.
O Governo do Distrito Federal (GDF) oferecerá acolhimento e assistência social a pessoas em situação de rua instaladas em 17 endereços de Águas Claras e Ceilândia. A ação está prevista para ter início às 9h desta quinta-feira (11) e é coordenada pela Casa Civil, com participação de diversas secretarias e órgãos, conforme a programação oficial.
Atores envolvidos e proposta de atendimento
De acordo com o GDF, a operação reúne as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), de Saúde (SES-DF), de Educação (SEEDF) e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF). Também participam as secretarias de Segurança Pública (SSP-DF), de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), além do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Novacap, da Codhab, do Detran-DF, da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e do Conselho Tutelar.
As pessoas em situação de rua receberão oferta de serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social, orientação sobre cuidados com animais domésticos e informações sobre benefícios como deslocamento interestadual. Será disponibilizado um auxílio excepcional de R$ 600 para quem não tiver condições de pagar aluguel. Também haverá vagas em abrigos, oportunidades em programas de qualificação profissional como o RenovaDF e cadastro para unidades habitacionais.
Procedimentos após o atendimento
Após o atendimento, a DF Legal fará o desmonte das estruturas ocupadas e o transporte dos pertences ao local regular indicado pelo ocupante. Em último caso, o governo levará os objetos pessoais ao depósito da pasta, localizado em SIA Trecho 4, lotes 1380/1420, para retirada em até 60 dias, sem custo para o responsável.
Durante a semana anterior à ação, as secretarias realizaram abordagens sociais e atendimentos prévios nos locais, mapeando o público que será atendido e suas demandas, segundo a DF Legal.
Pontos de ação em Águas Claras para quinta (11):
– Área verde entre a linha do metrô e o Colégio Leonardo da Vinci
– Rua 25 Sul
– Avenida Boulevard Sul, entre as ruas 21 Sul e 20 Sul
– Rua 21, próximo à Praça Quero-Quero
– Praça da Caesb, próximo ao Parque Ecológico de Águas Claras
– Avenida Boulevard Norte, entre as ruas 16 e Buriti
– Avenida Boulevard, próximo à Estação Arniqueiras
– Avenida das Araucárias 4530, marquise Artes Claras
– Cruzamento das ruas Ipê Amarelo e 07 com a Avenida Boulevard Sul
– Quadra 301, Praça das Gaivotas
– Quadra 301, Alameda Gravatá, próximo ao restaurante Fornassa
– Quadra 301, Conjunto A, Avenida Parque Águas Claras 695
– Avenida Flamboyant Norte, lateral do condomínio Top Life
Pontos de ação em Ceilândia:
– Extensão da QNN 11
– QNN 13
– QNN 03, em frente aos conjuntos O e P, cerca do Metrô
– QNN 01/03, Bloco D, lojas 03 e 04
Com informações da DF Legal.
Assuntos nesse artigo:
#aguasclaras, #ceilandia, #gdf, #acolhimento, #assistenciasocial, #saude, #educacao, #dflegal, #sedesdf, #sesdf, #seedf, #sedetdf, #sspdf, #sejusdf, #slu, #novacap, #codhab, #detrandf, #policiamilitar, #policiacivil
