Exposição reúne fotografias, linha do tempo, registro da memória de servidores e painel com os 150 deputados que passaram pela Casa.
A Câmara Legislativa do Distrito Federal inaugura nesta quarta-feira (17), às 17h, a mostra ‘Nossa História Move o Futuro’ no foyer do plenário. Segundo a Diretoria de Comunicação Social (Dicom/CLDF), a exposição reúne fotografias históricas, uma linha do tempo, um espaço dedicado à memória dos servidores e um painel com todos os 150 deputados distritais que já exerceram mandato na Casa.
Histórico da instituição
A trajetória do Legislativo local começou em janeiro de 1991, em uma sede provisória no final da Asa Norte, quando 24 deputados distritais assumiram as primeiras sessões. Conforme o acervo mostrado na exposição, aquele período marcou a transição de funções legislativas que antes estavam sob responsabilidade de comissões especiais do Congresso Nacional. A partir daí, a elaboração de leis e a fiscalização do governo local passaram a ser conduzidas por representantes eleitos pela população da capital.
As imagens expostas recordam momentos como a posse dos primeiros distritais, a promulgação da Lei Orgânica em 1993, a construção da sede atual e a escolha do governador por eleição indireta em 2010. A adaptação rápida da Casa aos protocolos durante a pandemia de Covid-19 e a manutenção de votações em plenário também integram a cobertura fotojornalística.
Cobertura, memória e serviços
As fotos foram produzidas pelos repórteres da Comunicação Social da Casa e incluem registros do Arquivo Público do DF. Parte do material tem crédito de Andressa Anholete / Agência CLDF. A cronologia das imagens busca mostrar a organização político-administrativa própria que foi sendo construída ao longo dos anos e o papel da Casa na vida política local.
A mostra também destaca ações de aproximação com a comunidade. Conforme o material, desde as primeiras sessões itinerantes nas cidades até projetos que levaram serviços públicos às regiões administrativas — como atendimentos de saúde, emissão de documentos e orientação jurídica — a Câmara ampliou atividades além das sessões legislativas. Semanas com programações destinadas à mulher e à pessoa idosa e programas de educação cívica, como o ‘Conhecendo o Parlamento’, foram incorporados à rotina do Legislativo e atraíram visitas de grupos de jovens e crianças.
Para o vice-presidente da CLDF, deputado Ricardo Vale (PT), responsável pela Diretoria de Comunicação Social, ‘celebrar os 35 anos da Câmara Legislativa é valorizar a história de uma instituição que nasceu junto com a consolidação da democracia no Distrito Federal’. O diretor de Comunicação Social, Cleyton dos Santos, afirma que a exposição sintetiza a relevância histórica da instituição e reúne imagens que resgatam parte desses 35 anos, destacando momentos, personagens e conquistas que contribuíram para a trajetória do Parlamento distrital.
Assuntos nesse artigo:
#camaralegislativadodistritofederal, #cldf, #nossahistoriamoveofuturo, #exposicao, #dicom, #diretoriadecomunicacaosocial, #fotografiashistoricas, #foyerdoplenario, #150deputados, #andreassanholete, #agenciacldf, #arquivopublicodf, #leiorganica1993, #eleicaoindireta2010, #pandemiadecovid19, #sessoesitinerantes, #servicospublicos, #conhecendooparlamento, #ricardovale, #cleytondossantos
