Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Domínio Estratégico
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
TJAM

Juiz Anésio Rocha Pinheiro apresenta Protocolo de Governança no Sistema Prisional do Amazonas em encontro regional

2 de junho de 2026
Juiz Anésio Rocha Pinheiro apresenta Protocolo de Governança no Sistema Prisional do Amazonas em encontro regional
Compartilhar

Juiz do Tribunal de Justiça do Amazonas expôs medidas de governança, transparência e prevenção para inspeção e monitoramento do sistema prisional.

O juiz de direito Anésio Rocha Pinheiro representou o Poder Judiciário do Amazonas no 1º Encontro Técnico de Trabalho das UMFs da Região Norte, realizado de 27 a 28 de maio em Porto Velho (RO), e apresentou as boas práticas do Protocolo de Governança, Transparência e Prevenção no Sistema Prisional do Estado do Amazonas. Na apresentação, o magistrado detalhou a criação de um painel de Business Intelligence e procedimentos especiais para situações de urgência.

Apresentação do protocolo

O protocolo foi estabelecido pela Corregedoria Geral de Justiça (CGJ/TJAM) por meio dos provimentos Nº 507 e Nº 509. Conforme exposto pelo juiz, o painel de Business Intelligence é alimentado mensalmente com informações das vistorias em todas as dependências das unidades prisionais e cadeias públicas das comarcas. O sistema mantém uma tabela atualizada sobre quantidade de presos, condições e etnias, e gera alertas automáticos para demandas que exijam intervenção imediata.

“Apresentamos as boas práticas referentes ao Protocolo de Governança, Transparência e Prevenção no Sistema Prisional do Estado do Amazonas, estabelecido pela Corregedoria Geral de Justiça (CGJ/TJAM) por meio dos provimentos Nº 507 e Nº 509, que reformulou totalmente o sistema prisional do estado ao estabelecer um painel Business Intelligence alimentado mensalmente com informações das vistorias em todas as dependências das unidades prisionais e cadeias públicas das comarcas a fim de manter uma tabela atualizada dos dados em relação a quantidade de presos, condições, etnias e possibilitando, assim, uma ação preventiva em vez de uma ação reativa. Hoje em dia nós não mais atuamos quando acontece um fato, e sim atuamos para prevenir que um fato venha a acontecer”, explicou o juiz Anésio Rocha Pinheiro.

Além do magistrado, participou do encontro o secretário da GMF do Amazonas, Reginaldo Santos.

Encontro e participantes

O evento foi realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e teve como anfitrião o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO). Estiveram presentes o conselheiro João Paulo Schoucair, juízes, promotores, servidores e acadêmicos. A palestra magna foi proferida pela juíza da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Nancy Hernández López.

O encontro marcou também o lançamento do Programa Interamericano de Direitos Humanos do TJRO, com apresentação do protocolo e do Manual de Julgamento sob Perspectiva Interamericana de Direitos Humanos.

Deliberações e encaminhamentos

Ao final do evento, os Tribunais de Justiça e Tribunais Regionais Federais da Região Norte, por meio de suas UMFs, assinaram a “Carta de Compromisso das UMFs da Região Norte”. O documento prevê atuação em rede, compartilhamento contínuo de dados, ênfase em conflitos agrários e ambientais, controle de convencionalidade e capacitação.

Foi definido um fórum permanente a ser realizado virtualmente a cada seis meses. Também foi confirmada a realização da segunda edição do Encontro Técnico de Trabalho das UMFs da Região Norte no Estado do Tocantins em 2027.

Descrição da imagem: a cena mostra uma solenidade em auditório institucional. À direita, no púlpito, o juiz Anésio Rocha Pinheiro, coordenador da Unidade de Monitoramento e Fiscalização das decisões do Sistema Interamericano de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça do Amazonas, faz a apresentação. À esquerda, três homens em traje formal estão sentados à mesa de honra. Ao fundo, um painel digital exibe o tema “Governança, Transparência e Prevenção no Sistema Prisional”.

Paulo André

Fotos: Divulgação UMFs

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (92) 99316-0660 | 2129-6771

Assuntos nesse artigo:
#protocolo, #governanca, #transparencia, #prevencao, #sistemaprisional, #amazonas, #tjam, #anesioroachopinheiro, #corregedoria, #businessintelligence, #umfs, #portovelho, #cnj, #tjro, #direitoshumanos, #cartadecompromisso, #reginaldosantos, #joaopauloschoucair, #nancyhernandezlopez, #tocantins

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Tribunal de Justiça do Amazonas publica edital para remoção de juiz por antiguidade à Comarca de Japurá
TJAM

Tribunal de Justiça do Amazonas publica edital para remoção de juiz por antiguidade à Comarca de Japurá

3 de junho de 2026
Lançamento em Manaus marca início da campanha Junho Violeta de conscientização sobre violência contra a pessoa idosa
TJAM

Lançamento em Manaus marca início da campanha Junho Violeta de conscientização sobre violência contra a pessoa idosa

2 de junho de 2026
Fórum Azarias Menescal é reinaugurado em Manaus com ampliação e acessibilidade e retoma atendimento presencial
TJAM

Fórum Azarias Menescal é reinaugurado em Manaus com ampliação e acessibilidade e retoma atendimento presencial

2 de junho de 2026
Tribunal de Justiça do Amazonas terá plantão nos dias 4 e 5 de junho com atendimento das 8h às 18h
TJAM

Tribunal de Justiça do Amazonas terá plantão nos dias 4 e 5 de junho com atendimento das 8h às 18h

2 de junho de 2026
Juíza Mônica Cristina Raposo será membro substituto do TRE-AM por mais um biênio no Amazonas
TJAM

Juíza Mônica Cristina Raposo será membro substituto do TRE-AM por mais um biênio no Amazonas

2 de junho de 2026
Tribunal de Justiça do Amazonas declara inconstitucionalidade de exceção que permite transferência sem licitação
TJAM

Tribunal de Justiça do Amazonas declara inconstitucionalidade de exceção que permite transferência sem licitação

2 de junho de 2026
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico