Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Domínio Estratégico
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
TJAM

Desembargador Marco Aurélio Choy toma posse no Tribunal de Justiça do Amazonas em sessão administrativa

25 de agosto de 2026
Desembargador Marco Aurélio Choy toma posse no Tribunal de Justiça do Amazonas em sessão administrativa
Compartilhar

Posse administrativa do novo desembargador do Quinto Constitucional ocorreu no Plenário Desembargador Ataliba David Antonio em 25/8.

O Tribunal de Justiça do Amazonas realizou nesta terça-feira (25/8) a sessão de posse administrativa do desembargador Marco Aurélio de Lima Choy, nomeado para preencher a vaga destinada ao Quinto Constitucional, na classe dos advogados. A sessão, conduzida pelo presidente do TJAM, desembargador Jomar Fernandes, ocorreu no Plenário Desembargador Ataliba David Antonio, no Edifício Arnoldo Péres (Sede do Tribunal), pouco antes da sessão do Pleno. Após a leitura do termo de posse, o novo desembargador prestou compromisso legal e assinou o documento, que também foi assinado por Jomar Fernandes.

Cerimônia e compromisso legal

Durante a sessão, foi feita a leitura do termo de posse e o compromisso legal referente ao cargo foi prestado pelo desembargador Choy. O ato formal incluiu a assinatura do termo pelo empossado e pelo presidente do Tribunal. A solenidade aconteceu imediatamente antes da sessão plenária prevista para o dia.

Discurso do novo desembargador

Sem um discurso escrito, Marco Aurélio Choy disse preferir falar de improviso. Ele dividiu sua fala em três momentos: agradecimento, alegria e senso de responsabilidade. Manifestou gratidão a Deus; à família, citando a mãe Etelvina, os filhos João Gabriel e Maria Júlia e a companheira Tamiris; aos magistrados do TJAM; ao governador Roberto Cidade, pelo carinho com a advocacia amazonense; ao vice-governador Serafim Corrêa; à advocacia do estado e à Ordem dos Advogados do Brasil, pela condução da eleição; e aos demais candidatos que participaram da disputa.

Choy lembrou dos 23 anos de atuação na advocacia e da passagem pela presidência da OAB/AM. Sobre a vitória, afirmou que “vencer é bom demais” e declarou estar ciente da responsabilidade do cargo, pedindo conselho aos colegas para atender à crescente demanda que chega ao Judiciário e solicitando a bênção de Deus para a nova etapa.

Autoridades presentes e manifestações

Além dos desembargadores do TJAM e do vice-governador Serafim Corrêa, que representou o governador Roberto Cidade, compuseram a mesa de autoridades: o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Adjuto Afonso; a procuradora de Justiça Sílvia Tuma; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Jean Cleuter Mendonça; a procuradora-geral do Município de Manaus, Carmem Soeiro; e o presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas, juiz Luís Márcio Albuquerque.

Representando o governo estadual, Serafim Corrêa desejou ao novo magistrado uma atuação profícua e afirmou ter certeza de que Choy será um grande magistrado.

Posicionamento da presidência do TJAM

O presidente Jomar Fernandes afirmou à imprensa que a Corte recebeu o novo membro com satisfação após um longo processo de seleção e escolha pelo Quinto Constitucional. Segundo ele, o Tribunal acompanha a vida profissional do novo desembargador e considera a composição da Corte agora completa, o que permitirá a entrega dos serviços constitucionais de forma mais plena.

Trajetória profissional e compromissos futuros

Choy destacou sua trajetória pessoal e profissional, incluindo dificuldades de estudante e o percurso até o cargo atual. Lembrou que a eleição do Quinto foi a mais longa de sua história e que o representante do Quinto também representa o cidadão. Assumiu o compromisso de honrar todos os que participaram da etapa eleitoral e de cumprir as metas do Conselho Nacional de Justiça, atendendo à advocacia e aos cidadãos para prestar o melhor serviço jurisdicional possível.

Patrícia Ruon Stachon e Carlos Eduardo Rocha

Fotos: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM

divulgacao@tjam.jus.br

(92) 99316-0660 | 2129-6771

Assuntos nesse artigo:
#marcoaureliochoy, #tjam, #tribunaldejusticadoamazonas, #quintoconstitucional, #posse, #jomarfernandes, #serafimcorrea, #robertocidade, #oabam, #ordemdosadvogados, #plenariodesembargadoratalibadavidantonio, #edificioarnoldoperes, #advocacia, #magistratura, #eleicao, #conselhonacionaldejustica, #patriciaruonstachon, #carloseduardorocha, #chicobatata, #assessoriadecomunicacao

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

II Encontro debate Inteligência Artificial e proteção de dados no serviço público em Manaus
TJAM

II Encontro debate Inteligência Artificial e proteção de dados no serviço público em Manaus

26 de agosto de 2026
Debate sobre Inteligência Artificial reúne especialistas em Manaus para discutir uso e limites no serviço público
TJAM

Debate sobre Inteligência Artificial reúne especialistas em Manaus para discutir uso e limites no serviço público

26 de agosto de 2026
Benedito Gonçalves toma posse como corregedor nacional de justiça para o biênio 2026–2028 em cerimônia no CNJ
TJAM

Benedito Gonçalves toma posse como corregedor nacional de justiça para o biênio 2026–2028 em cerimônia no CNJ

26 de agosto de 2026
Corregedor nacional de justiça Benedito Gonçalves assume cargo e destaca presença na jurisdição em cerimônia no CNJ
TJAM

Corregedor nacional de justiça Benedito Gonçalves assume cargo e destaca presença na jurisdição em cerimônia no CNJ

26 de agosto de 2026
Correição na Comarca de Beruri ocorre de 24 a 28 de agosto em Vara Única e Cartório Extrajudicial
TJAM

Correição na Comarca de Beruri ocorre de 24 a 28 de agosto em Vara Única e Cartório Extrajudicial

26 de agosto de 2026
Correições na Comarca de Beruri ocorrem de 24 a 28 de agosto para revisar serviços judiciais e extrajudiciais do Amazonas
TJAM

Correições na Comarca de Beruri ocorrem de 24 a 28 de agosto para revisar serviços judiciais e extrajudiciais do Amazonas

26 de agosto de 2026
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico