Instalação das primeiras caixas de concreto pré-moldadas marca nova etapa da obra no trecho entre Ramos Ferreira e Monsenhor Coutinho.
A Prefeitura de Manaus iniciou nesta sexta-feira, 2/10, a colocação das primeiras caixas de concreto pré-moldadas que integrarão as redes subterrâneas de energia elétrica, internet, lógica e drenagem na rua Ferreira Pena, no Centro Histórico, no trecho entre as ruas Ramos Ferreira e Monsenhor Coutinho. Ao todo serão instaladas 26 caixas: 11 para infraestrutura elétrica, 11 para internet e lógica e quatro para a rede de águas pluviais.
Execução das etapas e distribuição das infraestruturas
As implantações ocorrem após a execução das escavações e da infraestrutura de tubulações subterrâneas, conforme o cronograma da requalificação. O engenheiro responsável, Leandro Ladeira, informou que as equipes atuam em frentes diferentes para dar suporte às futuras ligações das unidades consumidoras.
“Estamos fazendo a infraestrutura de elétrica e de telecom, as escavações e começamos a fazer as demolições das calçadas. Com isso, avançamos para a etapa de realizar a distribuição das infraestruturas das unidades consumidoras. Estamos instalando as caixas de passagem, as caixas de concreto pré-moldadas”, explicou Ladeira.
Segundo o engenheiro, também estão em andamento serviços da rede de abastecimento de água. “A Águas de Manaus está trabalhando no ramal de água, na nova estrutura e também fazendo a distribuição da ligação das unidades consumidoras”, informou.
Com o avanço do aterro das valas, as equipes passaram à instalação das caixas pré-moldadas e à preparação das ligações das unidades consumidoras, já que as tubulações subterrâneas de energia elétrica e telecomunicações foram implantadas no trecho.
Preparação da drenagem e outros elementos
As equipes trabalham na confecção das formas dos painéis e das canaletas destinadas às águas pluviais, além das caixas de passagem dos medidores de energia. A execução simultânea das etapas permite que diferentes estruturas sejam implantadas de forma coordenada, preparando a Ferreira Pena para as fases seguintes da requalificação.
A infraestrutura subterrânea é uma das intervenções previstas no projeto da futura 1ª Rua Gastronômica de Manaus. Com a implantação das redes, a proposta é permitir a retirada da fiação aérea e contribuir para a redução da poluição visual, valorizando o conjunto urbano e histórico da via.
“Estamos fazendo uma etapa importante da obra. A infraestrutura subterrânea vai permitir que toda essa fiação que hoje está nos postes seja enterrada. Não apenas os cabos de energia elétrica, mas também os de telefonia e internet. Dessa maneira, vamos combater a poluição visual e deixar todo esse panorama limpo para a visualização de toda essa rua linda, que vai ser a primeira Rua Gastronômica de Manaus”, declarou o diretor-presidente do Implurb, Antonio Peixoto.
Ritmo de trabalho e fiscalização
O canteiro funciona de domingo a domingo para garantir o avanço das diferentes frentes de execução. Excepcionalmente, neste fim de semana os serviços serão interrompidos em razão das eleições do dia 4 de outubro. De acordo com o cronograma da obra, aos sábados as equipes trabalham até as 16h.
O avanço dos serviços é acompanhado pelas equipes técnicas do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), responsáveis pela fiscalização e pelo acompanhamento das etapas executadas no local. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo instituto, dentro do programa “Nosso Centro”, e conta com licenciamento junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Preservação da arborização
O projeto mantém as 17 oitizeiros existentes na Ferreira Pena. As árvores terão as áreas de raízes recuperadas após a retirada do asfalto que cobria parte do sistema radicular. Antonio Peixoto reforçou a preservação: “É importante destacar que essa rua tem uma arborização fantástica e, com o projeto, ela vai ter uma requalificação no seu paisagismo. Todas as 17 árvores, que são oitizeiros, serão preservadas”.
A rua Ferreira Pena tem aproximadamente 190 metros de extensão e 3.841,29 metros quadrados. O projeto prevê nova pavimentação, drenagem, infraestrutura subterrânea, iluminação cênica, paisagismo e mobiliário urbano, além da valorização da arborização existente e das características históricas da área.
Texto – Cláudia do Valle/Implurb
Fotos – Arielle Lorena/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjD6vT4
Assuntos nesse artigo:
#requalificacao, #ruaferreirapena, #manaus, #centrohistorico, #caixasdeconcreto, #infraestrutura, #infraestruturasubterranea, #energiaeletrica, #internet, #telecomunicacoes, #drenagem, #aguasdemanaus, #implurb, #iphan, #oitizeiros, #ramosferreira, #monsenhorcoutinho, #nossocentro, #ruagastronomica, #obras
