Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Domínio Estrategico

Domínio Estratégico

Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Domínio EstrategicoDomínio Estrategico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza reunião para orientar sobre a PNCV

15 de abril de 2024
Compartilhar
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) realizou, nesta segunda-feira, 15/4, no Palácio Rio Branco, na avenida Sete de Setembro, Centro Histórico da cidade, reunião com 21 lideranças, artistas e fazedores de cultura. O evento foi o início de uma série, com a finalidade de informar e tirar dúvidas sobre a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), na Lei Aldir Blanc 2 (PNAB2).

Na ocasião, o presidente do Concultura, Neilo Batista, fez uma apresentação da PNCV, criada segundo a Lei 13.018/14, que reservou, dentro da PNAB2, o montante de R$ 3.466.795,61, para os pontos e pontões de Cultura. “Para a cidade de Manaus, este valor será distribuído conforme as demandas das comunidades e seus grupos culturais inseridos nas áreas urbanas e ribeirinhas”, explicou Neilo.

Ele destacou, ainda, que independentemente de ter pontos e pontões de Cultura formalizados, os grupos culturais poderão se inscrever e serem beneficiados pela PNAB2/PNCV. Existem dois polos na região da RDS do Tupé, um no Tarumã-Mirim e outro em Terras Pretas, onde serão realizadas ações de busca ativa para inscrever artistas em situação de vulnerabilidade social, informou o presidente Neilo.

O líder indígena, Astério Martins Tomás, da União dos Povos Indígenas da Comunidade do Livramento, representando 39 famílias dos povos Barés, Ticunas, Mura, Tariano, Dessana e Miranha, contou que sua comunidade tem várias manifestações culturais que justificam a criação de um pontão de Cultura. “Vamos reunir e ver as condições para criar nosso pontão”, disse o cacique.

A filha do cacique Hernando Tatuyo, da comunidade Tatuyo, localizada na região da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, a cunhã-poranga da aldeia, e popular influenciadora digital indígena Maira Gomez, ou Jūgoa (pronúncia iugôa), que significa mulher artista na língua Tatuyo, foi homenageada pela empresa Mattel como a Barbie Indígena do Brasil. “Nós estamos participando desta reunião para nos candidatarmos na PNAB2/PNCV, já que na Paulo Gustavo não conseguimos por problema técnico na inscrição”, contou a influencer.

— — —

Texto – Cristóvão Nonato / Concultura

Fotos – Fábio Simões / Concultura

Leia também

Prefeitura de Manaus realiza mais uma obra de reforma de feira no bairro São Jorge

Atleta do “Manaus Olímpica” assina com o maior evento de MMA feminino do mundo

Prefeitura de Manaus oferece 60 vagas em curso de Agente de Portaria

Prefeitura passa de 13 mil notificações em fiscalização de postura e obra durante gestão

Sine Manaus oferta 246 vagas de emprego nesta quinta-feira, 2/5

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn
Previous Article Últimos dias para as inscrições da corrida Tiradentes da Polícia Militar do Amazonas
Next Article Delegado Péricles promove 2ª edição do ‘Vets em Ação’ e beneficia pessoas e pets do bairro Puraquequara

Você pode gostar também

Manaus

Prefeitura de Manaus realiza mais uma obra de reforma de feira no bairro São Jorge

2 de maio de 2024
Manaus

Atleta do “Manaus Olímpica” assina com o maior evento de MMA feminino do mundo

2 de maio de 2024
Manaus

Prefeitura de Manaus oferece 60 vagas em curso de Agente de Portaria

2 de maio de 2024
Manaus

Prefeitura passa de 13 mil notificações em fiscalização de postura e obra durante gestão

2 de maio de 2024
Manaus

Sine Manaus oferta 246 vagas de emprego nesta quinta-feira, 2/5

1 de maio de 2024
Manaus

Prefeitura de Manaus inseriu mais de 16 mil pessoas no mercado de trabalho de 2021 a 2024

1 de maio de 2024
Manaus

Festa do Trabalhador agita a Ponta Negra e reúne mais de 10 mil pessoas

1 de maio de 2024
Manaus

Visa Manaus participa de evento para implantação de horta terapêutica

30 de abril de 2024
Manaus

Prefeitura inicia reforma geral na USF Theodomiro Garrido

30 de abril de 2024
Manaus

Estudantes da Prefeitura de Manaus participam da 1ª ADE de 2024

30 de abril de 2024
Manaus

Prefeitura de Manaus mantém serviços essenciais em funcionamento no feriado

30 de abril de 2024
Manaus

Samu 192 Manaus já foi alvo de mais de 5,2 mil trotes neste ano

30 de abril de 2024
Domínio EstrategicoDomínio Estrategico