Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Domínio Estratégico
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza programação da Semana Nacional de Museus no Centro entre 18 e 23 de maio

15 de maio de 2026
Prefeitura de Manaus realiza programação da Semana Nacional de Museus no Centro entre 18 e 23 de maio
Compartilhar

Atividades gratuitas reúnem palestras, visitas monitoradas, rodas de conversa e exposições em espaços culturais do Centro de Manaus.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), realiza entre 18 e 23 de maio a programação local da 24ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus. A programação é gratuita e ocorre em espaços culturais, turísticos e históricos do Centro, reunindo palestras, visitas monitoradas, rodas de conversa e exposições para o público em geral.

Tema e objetivos

O tema nacional deste ano, “Museus: Unindo um Mundo Dividido“, propõe reflexão sobre o papel dos museus na valorização da diversidade, da memória coletiva e do diálogo social. Segundo a organização, a proposta da 24ª edição é fortalecer os museus como espaços de escuta, inclusão e pertencimento, incentivando o reconhecimento das diferentes identidades que formam a sociedade brasileira.

Programação detalhada

A abertura será na segunda-feira, 18/5, às 15h, no Museu da Cidade de Manaus, com a palestra “Museu & Memória em Disputa: A Construção da Identidade Amazônica na Política dos Irmãos Nery”, ministrada pelo professor Rodrigo Fróes. A atividade analisa processos históricos de construção da identidade regional e debates sobre a memória amazônica.

Na terça-feira, 19/5, às 9h, o Museu da Cidade de Manaus recebe uma visita monitorada infantojuvenil com personagens históricos, que proporciona ao público jovem uma imersão lúdica e educativa sobre a história de Manaus.

Na quarta-feira, 20/5, às 14h30, também no Museu da Cidade de Manaus, será realizada a roda de conversa “Autobiografias Inventivas de Docências-Maternantes Para a União de Outros Mundos”, apresentada pelo grupo Vidar IN-tensões. Participam Ana Cássia Panamã Erapaka, Larissa Baré, Monica Aikawa, Célia Betiol e Iracy Rocha, com debates sobre educação, maternidade, ancestralidade e diversidade cultural.

Na quinta-feira, 21/5, às 9h, o Centro de Arqueologia de Manaus recebe a exposição fotográfica “Protagonismo Indígena – Unindo um Mundo Dividido”, conduzida pelo antropólogo Gabriel Costa. A mostra destaca narrativas indígenas na preservação da memória e na construção de perspectivas inclusivas sobre a Amazônia.

Na sexta-feira, 22/5, às 9h30, a biblioteca municipal João Bosco Pantoja Evangelista sediará a palestra “Saberes Ancestrais: Memória e Espiritualidade – Unindo Saberes em um Mundo Dividido”, com a professora Leina Regina Tavares Monteiro e o produtor musical Neto Simões.

Para encerrar, no sábado, 23/5, às 9h, haverá a visita monitorada “Memória e Arquitetura Unindo um Mundo Dividido”, com percurso pela praça Dom Pedro II, o Museu da Cidade de Manaus e ruas históricas do Centro. A atividade será conduzida pelos professores Edgar Noronha e Leonardo Novellino.

Posicionamentos da gestão e da coordenação

O diretor-presidente da ManausCult, Márcio Braz, ressaltou o compromisso da gestão municipal com a memória e a identidade cultural da capital. “A Semana Nacional de Museus fortalece o papel dos espaços culturais como ambientes de pertencimento, conhecimento e inclusão. A Prefeitura de Manaus segue investindo em ações que aproximam a população da sua história e valorizam a diversidade cultural amazônica, promovendo experiências que unem educação, turismo e cidadania”, afirmou.

O coordenador do Museu da Cidade de Manaus, Leonardo Novellino, destacou a importância da programação para aproximar a população dos espaços culturais. “O Museu da Cidade de Manaus celebra a Semana Nacional de Museus, abraçando o feliz tema proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus, ‘Museus: Unindo um Mundo Dividido’. Vamos apresentar nossos espaços culturais, turísticos e históricos, como o Museu da Cidade, o Centro de Arqueologia de Manaus, a biblioteca municipal João Bosco Pantoja Evangelista, além do Centro Cultural Oscar Ramos e o mirante Lúcia Almeida, como locais de aprendizado, reflexão e também terapêuticos”, afirmou.

Conforme a organização, a identidade visual desta edição destaca conceitos como diversidade, representatividade e diálogo, reforçando os museus como territórios de direitos, memória e construção coletiva.

Texto – Thais Nersan/ManausCult

Fotos – Thelson Souza/ManausCult

Assuntos nesse artigo:

#semananacionaldemuseus, #manaus, #manauscult, #prefeiturademanaus, #museudacidade, #centrodearqueologia, #bibliotecamunicipal, #joaobosco, #rodadeconversa, #exposicaofotografica, #visitasmonitoradas, #memoria, #identidadeamazonica, #patrimoniocultural, #diversidade, #ancestralidade, #protagonismoindigena, #palestra, #educacao, #turismo

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Concurso para Procurador do Município de Manaus aplica prova objetiva domingo com mais de 2 mil inscritos
Manaus

Concurso para Procurador do Município de Manaus aplica prova objetiva domingo com mais de 2 mil inscritos

20 de setembro de 2026
Sine Manaus oferta 888 vagas de emprego em diversos setores com atendimento nesta segunda
Manaus

Sine Manaus oferta 888 vagas de emprego em diversos setores com atendimento nesta segunda

20 de setembro de 2026
Prefeitura de Manaus faz mutirão de limpeza no Santa Etelvina com mais de 400 trabalhadores mobilizados
Manaus

Prefeitura de Manaus faz mutirão de limpeza no Santa Etelvina com mais de 400 trabalhadores mobilizados

19 de setembro de 2026
Manaus inicia obras de drenagem e infraestrutura na rua Júlia Vasconcelos para melhorar o acesso de moradores
Manaus

Manaus inicia obras de drenagem e infraestrutura na rua Júlia Vasconcelos para melhorar o acesso de moradores

18 de setembro de 2026
PGM aplica primeira fase do concurso para Procurador do Município em Manaus e oferta seis vagas imediatas
Manaus

PGM aplica primeira fase do concurso para Procurador do Município em Manaus e oferta seis vagas imediatas

18 de setembro de 2026
Prefeitura de Manaus realiza capacitação em primeiros socorros para fiscais do IMMU durante Setembro Amarelo
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza capacitação em primeiros socorros para fiscais do IMMU durante Setembro Amarelo

18 de setembro de 2026
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico