Operação investiga grupo suspeito de transporte e comércio ilegal de madeira nativa e de fraudes em sistemas de controle florestal.
A Polícia Federal deflagrou a Operação Ligna Ficta, nesta terça-feira (20/10), para apurar a atuação de um grupo investigado por transporte e comércio ilegal de madeira nativa e por fraude nos sistemas oficiais de controle florestal. Durante a ação foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Barra do Garças(MT), nas cidades de Barro Alto(GO) e Unaí (MG). A operação ocorreu após a apreensão, em Barra do Garças/MT, de um caminhão carregado com cerca de 52 metros cúbicos de jatobá sem o Documento de Origem Florestal (DOF) e com nota fiscal que descrevia produto diverso do transportado.
Modo de atuação identificado
As investigações, conforme a Polícia Federal, permitiram identificar o modo de atuação do grupo. Madeireiras localizadas em Goiás e Minas Gerais atuavam de forma coordenada na negociação, no financiamento do transporte e na comercialização da madeira. Foi identificada a utilização de créditos florestais sem correspondência física de madeira e a abertura sucessiva de empresas para dar continuidade às atividades ilegais.
Medidas adotadas e análise dos materiais
Os materiais apreendidos durante o cumprimento das medidas judiciais serão submetidos à análise pericial e examinados pelos investigadores. O objetivo é delimitar a participação de cada investigado e identificar fornecedores, compradores e a origem da madeira comercializada. A investigação tem como foco rastrear a cadeia de comercialização e os documentos usados para movimentar a carga.
Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso
Assuntos nesse artigo:
#operacaolignaficta, #policiafederal, #madeiranativa, #transporteilegal, #comercioilegal, #fraude, #controleflorestal, #mandadosdebusca, #varafederal, #barradogarcas, #barroalto, #unai, #jatoba, #dof, #notafiscal, #madeireiras, #goias, #minasgerais, #creditosflorestais, #empresas
