Museu no Núcleo Bandeirante reúne mostras permanentes e amplia oferta de oficinas gratuitas para diferentes idades.
O Museu Vivo da Memória Candanga, localizado no Núcleo Bandeirante, oferece exposições permanentes e iniciou novos ciclos de cursos e oficinas gratuitos nesta semana. O espaço, que funciona de segunda a sábado, das 9h às 17h, recebeu mais de 78 mil visitantes no ano passado e ocupa as instalações do primeiro hospital de Brasília.
Programação e público
Nesta semana foram abertas turmas de costura criativa, com aulas às segundas-feiras, das 9h às 11h; sabonetes artesanais, às quartas, das 10h às 12h; e crochê no lacre, com duas turmas às terças-feiras, das 9h às 11h e das 12h30 às 15h30. As oficinas são promovidas pela Cia do Lacre e têm como público prioritário pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Além das oficinas, a programação inclui os encontros do Grupo de Escoteiros Hokma, aos sábados, das 9h às 12h, e o projeto Poéticas da Meia Noite – Fechaduras Abertas, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC). As atividades dedicadas à poesia ocorrem de segunda a sábado, das 9h às 13h.
No próximo final de semana, dias 27 e 28 deste mês, será oferecido o curso de Capacitação de Técnicas de Resgate Autoestima (TRA) – Cuidando do Cuidador, das 8h às 17h.
Acervo e exposições
O acervo do Museu Vivo da Memória Candanga reúne lembranças da época da construção de Brasília em três mostras permanentes: Poeira, Lona e Concreto; A Importância da Mulher na Construção da Nova Capital; e Candangos e Pioneiros — Ernesto Silva e Edson Porto. Estão também em exibição A Construção de Brasília, com fotos de Jankiel Gonczarowska (1956 a 1970), e Cerrado de Pau de Pedro, com obras de Joaquim Paiva.
Conforme o subsecretário de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, Felipe Ramon, “Todas as nossas atividades têm como finalidade principal desenvolver a cidadania na comunidade por meio de qualificação profissional, integração entre os moradores e lazer”.
Inscrições e informações
Os contatos para inscrições e mais informações estão disponíveis no Instagram do museu (http://www.instagram.com/museuvivodamemoriacandanga) e pelos telefones (61) 3301-3590 / 3327-2145 / 3301-6641.
Museu Vivo da Memória Candanga
→ Funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 17h. Entrada gratuita
→ Endereço: Setor Juscelino Kubitschek, Lote D, Núcleo Bandeirante
→ Telefones: (61) 3301-3590 / 3327-2145 / 3301-6641
Assuntos nesse artigo:
#museuvivodamemoriacandanga, #nucleobandeirante, #exposicoespermanentes, #cursosgratuitos, #oficinas, #ciadolacre, #costuracriativa, #sabonetesartesanais, #crochenolacre, #grupodeescoteiroshokma, #poeticasdameianoite, #fac, #capacitacao, #resgateautoestima, #cuidandodocuidador, #78milvisitantes, #museu, #cultura, #sececdf, #patrimonio
