Proposta abre R$ 1 bilhão em crédito para linhas de financiamento a companhias aéreas diante da elevação do preço do combustível.
08/06/2026 – 18:16 — O Congresso Nacional analisa a medida provisória MP 1365/26, que abre crédito extraordinário de R$ 1 bilhão no Orçamento de 2026 para a concessão de linhas de crédito a companhias aéreas afetadas pelo aumento do preço do combustível causado pela guerra no Oriente Médio.
Custo do combustível
O governo afirma que o querosene de aviação corresponde a mais de 30% dos custos do setor aéreo. Em mensagem que acompanha a medida, o Executivo diz que “O cenário recente da aviação civil brasileira é marcado por um choque exógeno de significativa magnitude sobre os custos operacionais, decorrente da elevação abrupta dos preços internacionais do petróleo. Tal movimento associa-se à intensificação de tensões geopolíticas no Oriente Médio, com destaque para os riscos à estabilidade da região do Estreito de Ormuz, rota estratégica para o escoamento global de petróleo”.
De acordo com o Ministério da Fazenda, o setor apresenta elevada alavancagem, patrimônio líquido negativo em parte significativa das empresas, baixos níveis de liquidez imediata e crescente endividamento de curto prazo. O Executivo diz que essa conjuntura dificulta a obtenção de garantias no mercado e justifica a intervenção pública por meio das linhas de crédito.
Próximos passos
A medida será analisada pela Comissão Mista de Orçamento e, em seguida, pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.
Reportagem – Silvia Mugnatto
Edição – Roberto Seabra
Assuntos nesse artigo:
#creditoextraordinario, #mp136526, #companhiasaereas, #querosene, #aviao, #setoraereo, #guerraorienteproximo, #estreitodeormuz, #petroleo, #ministeriodafazenda, #linhasdecredito, #custosoperacionais, #alavancagem, #patrimonioliquido, #liquidez, #endividamento, #comissaomistadeorcamento, #camara, #senado
