Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Domínio Estratégico
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
CLDF

Médicos do Corpo de Bombeiros são reconhecidos como cidadãos honorários de Brasília

19 de junho de 2026
Médicos do Corpo de Bombeiros são reconhecidos como cidadãos honorários de Brasília
Médicos do Corpo de Bombeiros são reconhecidos como cidadãos honorários de Brasília
Compartilhar

Médicos do Corpo de Bombeiros são reconhecidos como cidadãos honorários de Brasília

Halmélio Alves Sobral Neto e Estevam José de Medeiros Guimarães receberam reconhecimento pela trajetória de dedicação à saúde pública e ao serviço militar na capital

Contents
Médicos do Corpo de Bombeiros são reconhecidos como cidadãos honorários de BrasíliaHalmélio Alves Sobral Neto e Estevam José de Medeiros Guimarães receberam reconhecimento pela trajetória de dedicação à saúde pública e ao serviço militar na capital

Em sessão solene realizada na noite de ontem (18), no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, os médicos e tenentes-coronéis do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Halmélio Alves Sobral Neto e Estevam José de Medeiros Guimarães, foram condecorados como Cidadãos Honorários de Brasília. A iniciativa, de autoria do deputado Roosevelt Vilela (PL), reuniu autoridades, familiares e membros da corporação para celebrar a trajetória de dedicação dos homenageados à saúde pública e ao serviço militar na capital.

O deputado Roosevelt Vilela, que também é membro da reserva do CBMDF, destacou em seu discurso que a honraria é um reconhecimento aos “atos de relevante interesse social” praticados por cidadãos naturais de outros estados que ajudaram a construir a história do Distrito Federal. Vilela ressaltou que a aprovação dos nomes foi unânime entre os 24 distritais, refletindo o prestígio dos médicos. “Valeu a pena construir uma história de trabalho, de estudo e de reconhecimento. A sociedade do DF diz hoje a cada um dos senhores: muito obrigado pela trajetória que construíram”, afirmou o parlamentar.

David Calaça/Agência CLDF

Nascido em Campina Grande (PB), Estevam José de Medeiros Guimarães chegou a Brasília aos seis anos de idade. Médico ortopedista formado pela Universidade Federal da Paraíba, consolidou sua carreira na Capital Federal, ingressando no CBMDF em 1990. Além de sua atuação clínica, Estevam é um dos únicos médicos da corporação com o título de mergulhador de resgate.

Em sua fala, o médico relembrou os desafios da infância e a determinação de sua família. Ele destacou sua atuação na medicina esportiva, atendendo equipes como o time de basquete de Brasília, e seu trabalho voluntário na ONG Pisco de Luz, que leva energia solar a comunidades isoladas e aldeias indígenas. “A técnica precisa estar a serviço do ser humano, do paciente. Minha gratidão é imensa por este título de tamanha importância para minha vida e minha família”, declarou.

Natural de Belém (PA), o oftalmologista Halmélio Alves Sobral Neto mudou-se definitivamente para Brasília após aprovação em residência médica no Hospital das Forças Armadas (HFA) e, em 1988, ingressou no CBMDF. Sua carreira é marcada por importantes cargos de gestão, tendo sido diretor-geral do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e secretário de Saúde do Estado do Pará.

David Calaça/Agência CLDF

Durante a solenidade, Halmélio emocionou-se ao recordar sua participação no projeto Amazônia Visão 2000, que durante 15 anos levou atendimento oftalmológico especializado a populações ribeirinhas e indígenas na Amazônia Legal. “Aprendemos que a medicina vai muito além da técnica. Ela é, sobretudo, um instrumento de aproximação humana, solidariedade e respeito às diferenças culturais”, pontuou. O médico encerrou agradecendo à corporação que o acolheu: “Dedico meu amor, respeito e lealdade incondicional ao Corpo de Bombeiros”.

A cerimônia também foi marcada por homenagens em vídeo de familiares e colegas, que destacaram o humanismo e a ética profissional dos dois novos cidadãos honorários de Brasília. No final, o deputado Roosevelt Vilela reiterou que os homenageados agora integram formalmente o “grupo seleto de pessoas que se dedicam à construção de uma cidade melhor”.

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

CLDF concede Título de Cidadão Honorário ao advogado Luis Antônio da Silva Filho
CLDF

Câmara Legislativa entrega Título de Cidadão Honorário a Luis Antônio da Silva Filho em sessão solene por serviços ao DF

19 de junho de 2026
CLDF celebra projetos na 4ª edição do Prêmio Paulo Freire de Educação
CLDF

CLDF realiza entrega da 4ª edição do Prêmio Paulo Freire e reconhece 330 projetos da educação

19 de junho de 2026
Solenidade na CLDF celebra o Dia da Advocacia Trabalhista
CLDF

Solenidade na CLDF marca o Dia da advocacia trabalhista e destaca debates sobre a escala 6×1 e direitos sociais

19 de junho de 2026
Sessão solene traz homenagem a lideranças do Gama e anúncio de projeto da RA Ponte Alta
CLDF

Câmara Legislativa homenageia lideranças do Gama e anuncia envio de projeto para criação da região administrativa de Ponte Alta

19 de junho de 2026
CLDF entrega Medalha da Ordem do Mérito Legislativo ao oftalmologista Paulo César Moura Júnior em sessão solene na segunda (22)
CLDF

CLDF entrega Medalha da Ordem do Mérito Legislativo ao oftalmologista Paulo César Moura Júnior em sessão solene na segunda (22)

19 de junho de 2026
Sessão homenageará 30 anos do Sinlazer/DF
CLDF

Câmara Legislativa realizará sessão solene em homenagem aos 30 anos do Sinlazer/DF na segunda-feira

19 de junho de 2026
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico