Evento reunirá magistrados, servidores e representantes do Judiciário para debater sustentabilidade e mudanças climáticas.
Manaus será sede do 5º Encontro de Sustentabilidade do Poder Judiciário da Rede Norte do CNJ nos dias 8 e 9 de outubro de 2026. O evento, organizado pelo TRT-11 (AM/RR) como representante da Região Norte no CNJ, reunirá magistrados, servidores e representantes de diferentes órgãos do Poder Judiciário para discutir sustentabilidade, mudanças climáticas e responsabilidade socioambiental.
Abertura e conferência inaugural
A programação foi organizada em dois dias e terá como destaque a participação do Prof. Dr. Carlos Nobre, que fará a conferência de abertura no dia 8 de outubro. O pesquisador abordará o tema “Amazônia, Mudanças Climáticas e o Papel do Poder Judiciário na Agenda da Sustentabilidade”. Coautor do Quarto Relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), premiado com o Nobel em 2007, o palestrante lidera o Projeto Amazônia 4.0, que visa promover uma bioeconomia sustentável integrando ciência, tecnologia e saberes locais.
O presidente do TRT-11 e representante da Região Norte no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e no CNJ, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, destacou a importância da escolha de Manaus como sede do encontro. Segundo o desembargador: “Sediar este encontro em Manaus tem um significado especial. A Amazônia está no centro dos grandes desafios ambientais do nosso tempo e o Poder Judiciário também tem um papel importante nessa agenda, tanto na adoção de práticas sustentáveis em sua própria atuação quanto na promoção de uma cultura de responsabilidade socioambiental. Será uma oportunidade de compartilhar experiências, conhecer iniciativas que já estão dando resultados e, principalmente, construir soluções que considerem as características e os desafios da nossa região”.
Programação do primeiro dia
No dia 8, o credenciamento e a apresentação cultural começam às 8h30. A abertura oficial está prevista para as 9h, com participação do presidente do TRT-11, de um conselheiro do CNJ, da diretora da Escola Judicial do TRT-11 (Ejud11) e do juiz auxiliar do CSJT e coordenador do Comitê Nacional de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho. Na sequência, ocorrerá a conferência do Prof. Dr. Carlos Nobre.
O encontro no primeiro dia será realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, localizado na Av. Silves, 2222, Bola da Suframa, Manaus/AM.
Atividades do segundo dia e deslocamento fluvial
No dia 9 de outubro, as atividades iniciarão às 8h, com embarque no Pier do Uiará Resort, na Ponta Negra, para deslocamento fluvial até o Uiará Amazon Resort, hotel flutuante às margens do Rio Negro, onde ocorrerão todas as atividades do segundo dia. Pela manhã serão apresentados casos e boas práticas de sustentabilidade implementados pelos tribunais que integram a Rede Norte, com experiências desenvolvidas pelo Judiciário.
Após o almoço haverá a dinâmica colaborativa Design Thinking – “Rios que Conectam”, conduzida pelo Laboratório de Inovação do TRT-11 (Liods). A atividade terá como foco a conexão entre os rios da Amazônia e a construção colaborativa de soluções sustentáveis para a Justiça do Trabalho. O retorno a Manaus está previsto para as 17h, com chegada estimada às 18h no píer da Ponta Negra.
O encontro é direcionado a integrantes do Poder Judiciário, com participação de representantes dos tribunais e instituições que integram a Rede Norte do CNJ. Para mais informações, há página do evento disponível no site do TRT-11.
Serviço
5º Encontro de Sustentabilidade do Poder Judiciário – Rede Norte/CNJ
Data: 8 e 9 de outubro de 2026
Local: Manaus (AM), dia 8 no Centro Cultural dos Povos da Amazônia e dia 9 no Uiará Amazon Resort.
Assuntos nesse artigo:
#manaus, #encontrodesustentabilidade, #poderjudiciario, #redenorte, #cnj, #trt11, #carlosnobre, #amazonia, #mudancasclimaticas, #responsabilidadesocioambiental, #bioeconomia, #projetoamazonia40, #uiaraamazonresort, #centroculturaldospovosdaamazonia, #designthinking, #liods, #riodenegro, #pontanegra
