Moradores dos bairros Zumbi dos Palmares e Armando Mendes participaram do primeiro dia de atendimentos do Governo Presente na região.
Moradores dos bairros Zumbi dos Palmares e Armando Mendes, na zona leste de Manaus, compareceram nesta quarta-feira (10/06) ao primeiro dia do Governo Presente, que ocorre simultaneamente em quatro escolas da região. A ação reúne mais de 40 órgãos estaduais e oferece atendimentos em saúde, cidadania, linhas de crédito e serviços voltados à proteção animal, entre outros, conforme determinação do governador Roberto Cidade.
Atendimento e estrutura
Os serviços são prestados nas Escolas Estaduais Padre Luís Ruas e Maria Teixeira Góes, no bairro Zumbi dos Palmares, e nas Escolas Estaduais Maria Madalena Santana de Lima e Manuel Rodrigues de Souza, no bairro Armando Mendes. As atividades ocorrem das 8h às 14h e seguem até sexta-feira (12/06).
Para ser atendido, é preciso realizar o pré-cadastro no Portal do Cidadão do Governo Presente (https://www.governopresente.am.gov.br/auth/login). O pré-cadastro não garante vaga, uma vez que as atendimentos têm vagas limitadas.
Depoimentos de moradores
O autônomo e morador do bairro Armando Mendes, Fernando Alves, solicitou a segunda via da Certidão de Nascimento, necessária para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). “Foi muito bom, foi bem tranquilo, fui muito bem atendido desde o início, e é uma comodidade, né? Eu não precisei me deslocar para um lugar distante, consegui tudo o que eu precisava no mesmo lugar”, disse.
A dona de casa Maria Wonghon, que está em processo para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conseguiu resolver pendências e ainda agendou a castração de dois cães. “Foi ótima (a ação), muito bom, porque eu consegui resolver duas coisas sem precisar ir para longe de casa”, afirmou.
Serviços na Escola Estadual Padre Luís Ruas
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realiza consultas especializadas presenciais e por telessaúde, aferição da pressão arterial, teste de glicemia e agendamento de consultas e exames por meio do Sistema de Regulação do Estado (Sisreg). A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas — FVS-RCP — promove exposições educativas e orientações sobre prevenção da dengue, malária, acidentes com animais peçonhentos, além de distribuição de preservativos, gel lubrificante e materiais educativos.
A Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet), por meio do Castramóvel, fará castrações solidárias em cães e gatos nos dias 11 e 12, apenas para animais agendados no dia 10/06. A Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) entrega kits do Programa Dignidade Menstrual. O Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), realiza entregas de CIN.
A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) emite declaração de hipossuficiência e presta atendimentos para segunda via gratuita de Registro Civil de Nascimento e Casamento para nascidos em Manaus; também oferece serviços de regularização, alteração de CPF, apoio psicológico, social e jurídico para mulheres e microcrédito pelo programa Empreender no Envelhecer.
A Controladoria-Geral do Estado (CGE) orienta sobre mecanismos de auditoria, participação social e registro de manifestações e pedidos de acesso à informação. A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) esclarece sobre linhas de crédito e renegociação por meio do programa Limpa Crédito. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) leva inscrições para cursos da Escola Pública de Trânsito (Eptran) e disponibiliza serviços relacionados à CNH e documentação veicular. A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar promove agendamento e aplicação do Provão Eletrônico.
Atendimentos na Escola Estadual Maria Teixeira Góes
A unidade concentra serviços de cidadania. O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) oferta ações do programa Crédito Solidário. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD) orienta sobre a solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), Carteira para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), Passe Legal, Crédito Mais Inclusão e doação de cadeiras de rodas.
A Superintendência Estadual de Habitação do Amazonas (Suhab) atende renegociação de dívidas habitacionais pelo Refis, com possibilidade de até 100% de descontos de juros e multas. A Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) abre processos de regularização fundiária e facilita o acesso ao título definitivo de propriedade. A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp) cadastra currículos na rede Sine Amazonas e encaminha candidatos para entrevistas, além de orientar sobre Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego.
Atendimentos na Escola Estadual Maria Madalena Santana de Lima
A SES-AM oferece consultas por telessaúde, aferição de pressão arterial e testes de glicemia. A FVS-RCP realiza testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, e distribui preservativos, gel lubrificante e materiais educativos. A Sepet mantém o agendamento do Castramóvel para procedimentos agendados no dia 10/06. A Seas entrega kits do Programa Dignidade Menstrual. O IIACM realiza entrega de CIN. A Sejusc e a CGE repetem atendimentos e orientações citados para outros pontos.
O Detran-AM oferece inscrições em cursos da Eptran e serviços de emissão e renovação de CNH, trocas de categoria, marcação de provas, licenciamento, captura de imagem e biometria, transferência de propriedade, alteração de características de veículo e emissão de CRLV-e. A Secretaria de Educação realiza agendamento do Provão Eletrônico. A Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel) promove torneios de voleibol e futsal.
Atendimentos na Escola Estadual Manuel Rodrigues de Souza
No local, o FPS presta serviços do Crédito Solidário. A Suhab atende renegociações pelo Refis. A Sect orienta sobre regularização fundiária e acesso ao título de propriedade. A Setemp cadastra currículos e encaminha candidatos conforme perfil das vagas. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semig) oferece negociação e parcelamento de débitos com a distribuidora de energia elétrica, emissão de segunda via de faturas e orientações sobre consumo.
A ação ocorre até sexta-feira (12/06), com funcionamento das 8h às 14h em cada escola. O pré-cadastro no Portal do Cidadão do Governo Presente é obrigatório para tentar o atendimento, mas não garante vaga devido ao número limitado de atendimentos.
A matéria foi divulgada pela Agência Amazonas de Notícias.
Assuntos nesse artigo:
#governopresente, #manaus, #zumbidospalmares, #armandomendes, #sesam, #fvsrcp, #sepet, #seas, #iiacm, #sejusc, #cge, #afeam, #detranam, #provaoeletronico, #fps, #sepcd, #suhab, #sect, #setemp, #castramovel
