Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Domínio Estratégico
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Projeto Eleitor do Futuro promove emissão de título e visita ao TRE-AM para alunos de Manaus

29 de abril de 2026
Projeto Eleitor do Futuro promove emissão de título e visita ao TRE-AM para alunos de Manaus
Compartilhar

Projeto “Eleitor do Futuro” leva estudantes a iniciar alistamento e conhecer o TRE-AM.

Cerca de 60 alunos do 8º e 9º anos da escola municipal Helena Augusta Walcott, da Prefeitura de Manaus, participaram, nesta quarta-feira, 29/4, do projeto Eleitor do Futuro realizado na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Durante a ação, estudantes com 16 anos ou mais tiveram a oportunidade de iniciar o processo de emissão do título de eleitor.

Alcance e objetivos do projeto

A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e resulta de um acordo de cooperação técnica entre o TRE-AM e a Escola Judiciária Eleitoral do Amazonas (EJE-AM). De acordo com a Semed, o acordo deve atender 35 unidades de ensino da rede de todas as zonas geográficas da cidade, beneficiando 1.750 alunos.

O projeto, intitulado “Eleitor do Futuro, meu primeiro voto”, tem como objetivo aproximar os jovens do processo democrático por meio de atividades educativas e práticas.

Programação da visita

A programação incluiu um tour pelos principais espaços do TRE-AM, como o centro de memória, a biblioteca institucional, a seção de voto informatizado, onde são armazenadas as urnas eletrônicas, e o plenário da corte eleitoral. A proposta integrou história, tecnologia e cidadania na mesma atividade.

Além da visita institucional, o projeto oferece palestras, atividades interativas e a simulação de votação, permitindo aos estudantes contato direto com a urna eletrônica e vivência prática de etapas do processo eleitoral.

Declarações das instituições

O coordenador do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi) da Semed, Ricardo Simões, afirmou que esta foi a segunda unidade de ensino a visitar o tribunal e destacou que a parceria prepara os alunos finalistas para o processo eleitoral.

“Esta é a segunda escola a participar da ação no TRE-AM, oportunizando que estudantes menores de 18 anos solicitassem o título de eleitor e conhecessem de perto o funcionamento do tribunal, por meio de uma visita guiada. A parceria tem como objetivo aproximar os jovens do processo democrático, com o apoio da Escola Judiciária Eleitoral, reforçando a importância de compreender o sistema eleitoral e as etapas que garantem a realização das eleições. Além da emissão do título, o projeto inclui palestras, atividades interativas e a simulação de votação, permitindo que os alunos tenham contato direto com a urna eletrônica e vivenciem, na prática, momentos essenciais do processo eleitoral”, disse Ricardo Simões.

A coordenadora da EJE-TRE, Marcela Anjos, afirmou que o tribunal, por meio da parceria, contribui para o processo de conscientização dos estudantes sobre como ocorre a realização de uma eleição.

“Hoje recebemos a segunda escola dentro dessa parceria, que já apresenta resultados concretos. Além da visita institucional, os estudantes têm a oportunidade de sair daqui com o alistamento eleitoral realizado, já preparados para exercer a cidadania nas próximas eleições. Durante a programação, eles participaram de uma palestra educativa sobre cidadania, democracia e a importância do voto, além de discussões sobre o consumo responsável de informações, com foco no reconhecimento e combate às fake news. A proposta é que saiam daqui mais conscientes, capazes de distinguir o que é verdadeiro do que é falso e mais preparados para participar ativamente da vida democrática”, explicou Marcela Anjos.

Depoimento de estudante

A estudante do 9º ano Izabelle Pimentel Sula, de 16 anos, que estuda há quatro anos na escola, relatou que a experiência de iniciar o alistamento eleitoral é especial.

“É uma mistura de nervosismo e empolgação, porque é a primeira vez. Ao mesmo tempo, é uma sensação muito boa, já que muitos adolescentes da minha idade não têm essa oportunidade que a escola e o tribunal estão proporcionando agora. Vou poder fazer minha própria escolha por meio do voto, e isso é muito importante para mim. Minha mãe também achou a iniciativa excelente”, disse Izabelle.

Texto – Paulo Rogério/Semed

Fotos – Divulgação/Semed

Assuntos nesse artigo:

#eleitordofuturo, #tream, #semed, #ejeam, #manaus, #helenaaugustawalcott, #escolamunicipal, #ensinofundamental, #8oano, #9oano, #alunos, #tituloeleitor, #alistamento, #urnaeletronica, #centrodememoria, #biblioteca, #plenario, #simulacaodevotacao, #cidadania, #democracia

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Guarda Municipal de Manaus atende idosa em situação de vulnerabilidade no Terminal 7 da avenida Tarumã
Manaus

Guarda Municipal de Manaus atende idosa em situação de vulnerabilidade no Terminal 7 da avenida Tarumã

21 de junho de 2026
Sine Manaus oferece 601 vagas de emprego com atendimento presencial nesta segunda–feira, 22/6, de 8h às 14h
Manaus

Sine Manaus oferece 601 vagas de emprego com atendimento presencial nesta segunda–feira, 22/6, de 8h às 14h

21 de junho de 2026
Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda na rua São José após obstrução por resíduos sólidos
Manaus

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda na rua São José após obstrução por resíduos sólidos

21 de junho de 2026
Prefeitura de Manaus altera endereço da unidade móvel de saúde da mulher na zona Norte a partir de 22/6
Manaus

Prefeitura de Manaus altera endereço da unidade móvel de saúde da mulher na zona Norte a partir de 22/6

21 de junho de 2026
Festival Folclórico do Amazonas encerra categoria Prata em Manaus com apoio da Prefeitura de Manaus
Manaus

Festival Folclórico do Amazonas encerra categoria Prata em Manaus com apoio da Prefeitura de Manaus

21 de junho de 2026
Prefeitura de Manaus intensifica revitalização do Mercado Adolpho Lisboa para as comemorações dos 143 anos
Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica revitalização do Mercado Adolpho Lisboa para as comemorações dos 143 anos

20 de junho de 2026
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico