Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Domínio Estratégico
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Escola Waldir Garcia apresenta modelo de avaliação da educação integral em seminário do MEC

15 de maio de 2026
Compartilhar

Escola Waldir Garcia levou experiência de avaliação da educação integral a seminário nacional do MEC.

A Escola Waldir Garcia, de Manaus, participou nesta sexta-feira, 15/5, do Seminário “Avaliação do Desenvolvimento Integral como Direito: Sentidos, Práticas e Desafios”, no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação (Cetremec), em Brasília. A unidade foi convidada pelo MEC e apresentou um novo modelo de avaliação orientado pela Semed.

Participação no seminário

Representaram a Secretaria Municipal de Educação de Manaus a gestora Lúcia Cristina Santos, a professora Danielle Pinto Coelho e a estudante Ana Melyssa Neves de Oliveira, de 9 anos, do 4º ano. O evento também marcou o 2º Seminário da Rede Nacional de Articuladores do Programa Escola em Tempo Integral (Renapeti) e reuniu especialistas, profissionais da educação, estudantes, gestores públicos e organizações do setor.

Durante a programação, foram apresentadas experiências focadas na promoção da autonomia escolar, na qualificação docente e no protagonismo estudantil, além de resultados de pesquisas sobre indicadores e aprimoramento dos processos de avaliação na educação integral.

Modelo de avaliação e proposta pedagógica

A equipe da Escola Waldir Garcia detalhou um modelo de avaliação qualificada como qualitativa, processual e multidimensional, segundo a gestora. O método considera os aspectos intelectual, social, emocional, cultural e físico do estudante.

A estudante Ana Melyssa explicou os instrumentos usados na escola e mostrou como funcionam as categorias de avaliação: ‘Pode Melhorar’, ‘Aluno Cumpriu as Atividades’ e ‘Além das Expectativas’. O primeiro indica necessidade de apoio adicional; o segundo aponta desenvolvimento com dúvidas remanescentes; o terceiro descreve desempenho investigativo e interesse em aprender.

A professora Danielle Pinto Coelho foi citada como referência por seu trabalho com metodologias ativas, inclusão e educação integral. As representantes também compartilharam projetos e ações que contribuem para a aprendizagem dos alunos e para o fortalecimento das práticas pedagógicas dos professores.

Reconhecimentos e trajetória

A Escola Waldir Garcia, localizada no bairro São Geraldo, zona Centro-Sul de Manaus, desenvolve ações de educação integral desde 2016. A unidade recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais, entre eles o título de ‘Escola Transformadora’, concedido em 2019 pelo Instituto Ashoka Empreendedores Sociais.

A secretária de Educação Básica do MEC, professora Kátia Schweickardt, destacou que a experiência da escola reforça a importância de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento integral dos estudantes e que a circulação dessa prática em espaço nacional contribui para o debate sobre a educação pública.

Ao final das apresentações, a gestora Lúcia Cristina Santos afirmou que o convite do MEC representa um reconhecimento ao modelo de educação integral desenvolvido pela rede municipal de Manaus.

Assuntos nesse artigo:

#escolawaldirgarcia, #educacaointegral, #mec, #semed, #cetremec, #brasilia, #renapeti, #avaliacao, #autonomiaescolar, #qualificacaodocente, #protagonismoestudantil, #estudante, #anamelyssa, #luciacristinasantos, #daniellepintocoelho, #manaus, #saogeraldo, #escolatransformadora, #institutoashoka, #seminario

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Pré-conferência da Comus reúne comunidade, gestores e trabalhadores da saúde na zona Leste de Manaus

15 de maio de 2026
Manaus

Morar Melhor 15 leva 192 famílias a visitar apartamentos do residencial Carlos Braga em Manaus

15 de maio de 2026
Manaus

Interdição na avenida Margarita em Manaus será realizada na noite de 15/5 para obras da Cigás

15 de maio de 2026
Manaus

Prefeitura de Manaus reorganiza sinalização de linhas de ônibus em Ponta Negra para orientar passageiros durante faixa liberada e eventos

15 de maio de 2026
Manaus

Pesquisa de preços de combustíveis em Manaus aponta variação e queda no etanol em levantamento do Procon

15 de maio de 2026
Manaus

Chuvas em Manaus registram 16 ocorrências até as 13h desta quinta-feira e mobilizam Defesa Civil

15 de maio de 2026
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico