Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Domínio Estrategico

Domínio Estratégico

Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Domínio EstrategicoDomínio Estrategico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Em cinco anos, FCecon realizou 2,4 mil conizações

23 de abril de 2024
Compartilhar
Compartilhar

Essas cirurgias retiram lesões pré-malignas no colo do útero, evitando o câncer

Foto: Divulgação/FCecon

O câncer do colo do útero é uma doença 100% evitável e leva de 10 a 15 anos para se desenvolver, após persistentes inflamações causadas pelo Papilomavírus Humano (HPV). De 2019 a 2024, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou 2,4 mil conizações para evitar a doença.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada 100 mil mulheres, 22,77 devem ter a doença no Amazonas, em 2024, totalizando 610 novos casos.

A secretária estadual de Saúde, Nayara Maksoud, faz um alerta para a prevenção. “É preciso que as mulheres façam o preventivo todos os anos e que busquem tratamento, ao sinal de qualquer intercorrência”, afirma, destacando a importância do trabalho que vem sendo realizado na FCecon e que ganhará ainda maior força com a inauguração, ainda este ano, do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu).

A conização é a prevenção terciária da doença. Trata-se de uma pequena cirurgia que retira lesões pré-malignas do colo do útero, evitando a evolução para o câncer. É um procedimento ambulatorial, em que a paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia, sem precisar ficar internada. A FCecon é a unidade referência no Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização da conização no Amazonas.

Foto: Divulgação/FCecon

Evolução

Nos últimos anos, a prevenção ao tratamento do câncer do colo do útero tem evoluído no Amazonas. Em 2020, um fluxo foi estabelecido para regular as consultas para conizações, facilitando o acesso das pacientes.

Também foi criado, em 2019, o Movimento Estadual Março Lilás no calendário oficial de eventos do Amazonas, para reforçar as ações de prevenção ao câncer de colo uterino.

Foto: Divulgação/FCecon

Cepcolu

Para ampliar o número de conizações no Estado, está sendo construído, anexo à FCecon, o Cepcolu. Será um hospital-dia com quatro consultórios, quatro salas cirúrgicas e um anfiteatro para treinamentos.

“Em 30 anos, esta é a primeira gestão estadual a construir um centro específico para prevenir o câncer de colo uterino no Amazonas. É a maior ação já realizada no Amazonas, para combater essa doença”, disse o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão.

A previsão, segundo a médica ginecologista e gerente do serviço de Ginecologia da FCecon, Mônica Bandeira, é dobrar o número de conizações com a criação do Cepcolu.

“O Cepcolu será exclusivo para realizar as conizações. Queremos no mínimo dobrar o número de conizações anuais de 550 para 1.100, além de agilizar, realmente, de forma muito rápida, a realização desses procedimentos. Desta forma, estaremos evitando o câncer de colo uterino”, afirma Bandeira.

Números

No primeiro trimestre de 2024, 138 mulheres já foram submetidas à conização na FCecon. De 2019 até março de 2024, foram realizadas 2.488 conizações.

Leia também

Memórias bioculturais e biodiversidades são destaques em evento nacional apoiado pelo Governo do Amazonas

Maio Laranja: Governo do Amazonas realiza ações diversificadas nos Centros de Convivência da Família

Eventos antecipados aquecem turismo para o 57º Festival de Parintins

Operação Corsário: Polícia Civil desarticula organização criminosa que desviava medicamentos e produtos hospitalares do Amazonas

Dia do Trabalhador: No setor primário, produtora rural se destaca na agricultura familiar

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn
Previous Article Prefeitura realiza mix de operações para ordenar trânsito
Next Article Em reunião com ministro da Fazenda, Wilson Lima recebe garantia de incentivo à ZFM na regulamentação da reforma tributária

Você pode gostar também

Amazonas

Memórias bioculturais e biodiversidades são destaques em evento nacional apoiado pelo Governo do Amazonas

2 de maio de 2024
Amazonas

Maio Laranja: Governo do Amazonas realiza ações diversificadas nos Centros de Convivência da Família

2 de maio de 2024
Amazonas

Eventos antecipados aquecem turismo para o 57º Festival de Parintins

1 de maio de 2024
Amazonas

Operação Corsário: Polícia Civil desarticula organização criminosa que desviava medicamentos e produtos hospitalares do Amazonas

1 de maio de 2024
Amazonas

Dia do Trabalhador: No setor primário, produtora rural se destaca na agricultura familiar

1 de maio de 2024
Amazonas

Sine Amazonas divulga 168 vagas de emprego para esta quinta-feira

1 de maio de 2024
Amazonas

Prazo para participar da Consulta Pública sobre a Regionalização do Saneamento Básico se encerra nesta quinta-feira

1 de maio de 2024
Amazonas

Alvorada do Garantido reúne multidão de torcedores pelas ruas de Parintins

1 de maio de 2024
Amazonas

O fisioterapeuta Yan de Albuquerque e a assistente social Germana Aguiar expressam gratidão por ajudarem famílias em suas conquistas e sonhos

1 de maio de 2024
Amazonas

Para além dos muros da escola: Secretaria de Educação homenageia trabalhadores da rede estadual que se dedicam a mudar vidas

1 de maio de 2024
Amazonas

Dia do Trabalhador: Saúde reforça importância da proteção dos trabalhadores nos ambientes de trabalho

1 de maio de 2024
Amazonas

Projeto que visa aproximar estudantes e Justiça do Trabalho tem a participação de rede estadual de ensino

1 de maio de 2024
Domínio EstrategicoDomínio Estrategico