Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Domínio Estrategico

Domínio Estratégico

Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Domínio EstrategicoDomínio Estrategico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Administração

Deputados divergem sobre papel do STF no regramento da execução das emendas ao Orçamento

27 de fevereiro de 2025
Compartilhar
Compartilhar

27/02/2025 – 17:45  

Depositphotos

Plano de trabalho ainda será analisado pelos demais ministros do STF

Deputados comemoraram a homologação, nesta quarta-feira (26), do plano de trabalho apresentado ao Supremo Tribunal Federal pelo Legislativo e pelo Executivo em relação à execução das emendas parlamentares ao Orçamento da União. Porém, continuam tendo posições diferentes sobre os questionamentos da corte.

Embora a homologação – que ainda será ratificada pelo Plenário do STF até o dia 5 de março – libere a execução das emendas, ela não arquiva o assunto. O ministro Flávio Dino, que decidiu pela aprovação, afirma várias vezes em sua decisão que o mérito da questão ainda será discutido pelo tribunal.

Dino explicou que as três ações diretas de inconstitucionalidade que motivaram os questionamentos sobre a transparência das emendas seguirão tramitando e que, no julgamento do mérito, outras questões jurídicas poderão ser levantadas.

Logo no início da decisão, o ministro critica o que ele chamou de “incursão do Poder Legislativo na execução orçamentária” com emendas impositivas que alcançam bilhões de reais por ano. Segundo ele, as competências do Poder Executivo estariam migrando para o Poder Legislativo.

Para o deputado José Medeiros (PL-MT), o STF está tomando decisões que são do Legislativo. “Eu sempre digo: quando a Casa não legisla, ela está legislando. Por quê? Porque não legislar também é uma forma de você mostrar que as pessoas não estão querendo aquilo. Obviamente, se este Congresso estiver errando, ele, em quatro anos, é retirado pelo povo, que vai falar: ‘Não! vocês não estão nos representando’”, disse.

O deputado Cobalchini (MDB-SC) defendeu a decisão de Dino em relação às exigências de maior transparência para as emendas. “Eu entendo que todas as emendas têm que ter o autor e têm que ter o objeto claro. Eu concordo plenamente que é necessário dar absoluta transparência para que o cidadão saiba exatamente para onde vai o recurso da emenda parlamentar, que obra será executada e para que possa fiscalizar”, apontou.

Decisão
Embora tenha liberado a execução das emendas de 2025 e de outros anos por conta dos avanços já obtidos para a sua transparência e rastreabilidade, a decisão de Dino não elimina a necessidade de as emendas passarem pelo crivo dos impedimentos técnicos.

Elas também não poderão ser executadas no caso de recursos destinados à saúde que não estejam em contas específicas; no caso de emendas individuais de transferência direta sem plano de trabalho aprovado; e no caso das emendas de comissão e de bancada estadual sem aprovação registrada em ata.

Outro impedimento recai sobre as emendas destinadas a ONGs que foram objeto de suspensão específica por conta de auditorias da Controladoria-Geral da União.

Reportagem – Silvia Mugnatto
Edição – Ana Chalub

Leia também

Congresso é protagonista, reformista e está atento ao gasto público, diz líder do PSD

Projeto revalida recursos orçamentários não pagos entre 2019 e 2024

Motta reafirma que o Brasil precisa de uma máquina pública mais eficiente

Comissão de Orçamento deve publicar relatório final no domingo

Especialistas afirmam que decisão do STF antecipa pontos da reforma administrativa

Assuntos Administração
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn
Previous Article Presidente da CMO avalia que decisão de Dino vai destravar votação do Orçamento
Next Article Projeto cria bolsa-alimentação para diabéticos cadastrados no SUS

Você pode gostar também

Administração

Congresso é protagonista, reformista e está atento ao gasto público, diz líder do PSD

12 de março de 2025
Administração

Projeto revalida recursos orçamentários não pagos entre 2019 e 2024

12 de março de 2025
Administração

Motta reafirma que o Brasil precisa de uma máquina pública mais eficiente

12 de março de 2025
Administração

Comissão de Orçamento deve publicar relatório final no domingo

11 de março de 2025
Administração

Especialistas afirmam que decisão do STF antecipa pontos da reforma administrativa

11 de março de 2025
Administração

Comissão aprova medidas provisórias com créditos para o Rio Grande do Sul

11 de março de 2025
Administração

Projeto proíbe contratação com recursos públicos de show que faça apologia ao crime

11 de março de 2025
Administração

Projeto restringe sigilo e obriga transparência de gastos públicos

11 de março de 2025
Administração

Líderes da CMO se reúnem nesta terça para discutir relatório final do Orçamento de 2025

10 de março de 2025
Administração

Líderes se reúnem na terça para discutir relatório final do Orçamento de 2025

10 de março de 2025
Administração

Medida provisória autoriza uso do Fundo Social do pré-sal no combate a calamidades

10 de março de 2025
Administração

Projeto limita a 6 meses tramitação de processo administrativo prioritário

10 de março de 2025
Domínio EstrategicoDomínio Estrategico