GDF promove ação de acolhimento e oferta de serviços sociais em 16 pontos de Ceilândia nos dias 4 e 5, a partir das 9h.
O Governo do Distrito Federal (GDF) realizará, nesta quinta (4) e na sexta-feira (5), ação de acolhimento e assistência social para pessoas em situação de rua em 16 endereços de Ceilândia, com início às 9h em ambos os dias. A iniciativa, coordenada pela Casa Civil, envolverá equipes de saúde, assistência social e de outras áreas para oferta de atendimento e encaminhamentos.
Operação e órgãos envolvidos
A ação conta com a participação das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), de Saúde (SES-DF), de Educação (SEEDF), de Segurança Pública (SSP-DF), de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF). Também integram a operação SLU, Novacap, Codhab, Detran-DF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar.
Durante os atendimentos, as pessoas em situação de rua receberão oferta de serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de orientações sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual.
Será disponibilizado um auxílio excepcional de R$ 600 para quem não tiver condição de pagar aluguel. Também serão ofertadas vagas em abrigos, programas de qualificação profissional, entre eles o RenovaDF, e o cadastro para unidades habitacionais.
Procedimentos após o atendimento
Após concluído o atendimento, a DF Legal fará o desmonte das estruturas utilizadas pelas pessoas em situação de rua e promoverá o transporte dos pertences ao local regular indicado pelo ocupante.
Caso o responsável não indique local para retirada, os objetos pessoais serão levados ao depósito da pasta, localizado em SIA Trecho 4, lotes 1380/1420, onde poderão ser retirados em até 60 dias, sem custo para o responsável.
No decorrer desta semana, as secretarias já realizaram abordagens sociais e atendimentos prévios para mapear o público que será assistido e suas demandas.
Pontos de ação em Ceilândia nesta quinta e sexta
→ QNM 16, ao lado da igreja
→ QNM 16
→ QNM 28, imediações da Associação Recicle a Vida e da Assembleia de Deus
→ QNM 19 Conjunto P Lote 14/ QNM 27, próximo à Coordenação Regional de Ensino
→ QNM 29
→ Extensão da Avenida Elmo Serejo
→ CNN 2
→ QNN 12
→ QNN 4
→ Área pública do canteiro central entre as QNMs 1 e 2, Avenida Hélio Prates
→ CNM 1, fundos do Restaurante Comunitário
→ Área pública próxima ao estacionamento da China Atacadista, CNM 1, em frente ao MPDFT
→ QNM 12/28, embaixo da árvore no canteiro central, em frente ao Supermercado Primor
→ CNM 2 Conjunto A Bloco F
→ QNM 12, área verde ao lado dos prédios residenciais
→ QNM 12, Via NM 12 B, Lote 24, fundos da Honda Canopus.
Com informações da DF Legal
Assuntos nesse artigo:
#gdf, #ceilandia, #acolhimento, #assistenciasocial, #saude, #educacao, #dflegal, #renovadf, #auxilio600, #abrigos, #qualificacao, #cadastro, #unidadeshabitacionais, #deslocamento, #sedesdf, #sesdf, #seedf, #sspdf, #codhab, #detran_df
