Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Domínio Estratégico
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Concultura elege seis representantes da sociedade civil em Manaus após oito horas de votação em 31/8

1 de setembro de 2026
Concultura elege seis representantes da sociedade civil em Manaus após oito horas de votação em 31/8
Compartilhar

Eleição definiu integrantes do Conselho Municipal de Cultura para o biênio 2026-2028 após processo com urnas de lona e acompanhamento institucional.

A Prefeitura de Manaus elegeu, na segunda‑feira, 31/8, seis representantes da sociedade civil para compor o Conselho Municipal de Cultura (Concultura) no biênio 2026-2028. A votação ocorreu na sede da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), das 9h às 17h, em processo que durou oito horas seguidas e contou com eleitores habilitados por segmentos culturais.

Representantes eleitos

Foram escolhidos Victor Shellton, no segmento de Artes Visuais; Kelly Renata, no Audiovisual; Wenderson Soares, na Cultura Popular; Francielem Maricaua, na Cultura Étnica; Everaldo Barbosa, na Música; e Denise Lima, no segmento de Teatro e Circo.

No segmento de Literatura houve empate. A definição do representante seguirá os critérios de desempate previstos no edital, que incluem a análise do tempo de atuação comprovada dos candidatos no respectivo segmento cultural.

A votação referente ao segmento de Dança foi suspensa em cumprimento a decisão judicial que concedeu antecipação de tutela nos autos de mandado de segurança. O Concultura cumprirá as determinações judiciais e adotará os procedimentos administrativos necessários para a continuidade do processo relativo a esse segmento.

Transparência e acompanhamento

A presidente do Concultura, Janayna Vasconcelos, avaliou positivamente o pleito e ressaltou o compromisso institucional com a transparência e a participação democrática na formulação das políticas culturais do município. “Concluímos uma importante etapa do processo de escolha dos representantes da sociedade civil que irão compor o novo conselho. A transparência e a lisura fazem parte das diretrizes da gestão do prefeito Renato Junior e da atuação dos membros deste Concultura. Quero agradecer ao apoio do secretário da Semad, Heliatan Botelho, e do chefe da Casa Militar, capitão Willian Oliveira, e a todos os candidatos e eleitores que participaram deste processo e dar as boas-vindas aos eleitos. Que tenhamos um conselho pautado pelo diálogo, pela participação e pela busca permanente do aprimoramento das políticas públicas de cultura da nossa cidade”, afirmou Janayna Vasconcelos.

O processo também teve acompanhamento de representantes da sociedade civil e de instituições acadêmicas. O professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), João Gustavo Kienen, avaliou: “Foi uma eleição tranquila e organizada, com todos os segmentos distribuídos em suas salas, seus mesários e com o sigilo e a transparência necessários que todo processo dessa natureza exige”.

Detalhes do pleito eleitoral

O processo começou com a publicação no Diário Oficial do Município (DOM), em 9 de julho de 2026, da Portaria nº 091/2026 – Concultura/FMC, que tornou público o Edital de Convocação para a eleição dos representantes da sociedade civil no Concultura.

O edital definiu regras, critérios, prazos e procedimentos para participação, contemplando os diferentes segmentos culturais representados no colegiado. As inscrições de candidatos e eleitores foram realizadas exclusivamente on‑line, por meio da plataforma Porta da Cultura Manaus, utilizada para envio de documentação e cumprimento das exigências previstas.

No total foram registradas 1.258 inscrições de eleitores, sendo 1.063 considerados aptos a votar. Foram submetidas 42 inscrições de candidaturas às etapas de análise e habilitação, ficando aptos a concorrer 28 candidatos.

Organização da votação

A eleição utilizou urnas de lonas disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), em razão da indisponibilidade de urnas eletrônicas durante o período das eleições gerais brasileiras. A estrutura no local foi organizada por segmentos, com salas específicas, urnas e equipes de mesários, para garantir as condições necessárias ao exercício do voto.

A homologação oficial do resultado do processo eleitoral está prevista para o dia 18 de setembro, conforme o cronograma estabelecido no edital.

Com a renovação dos representantes da sociedade civil, o Concultura reforça seu papel como espaço institucional de participação social, diálogo e construção coletiva das políticas públicas voltadas à valorização da cultura e de seus diferentes segmentos em Manaus.

Texto – Mateus Santos/Concultura

Fotos – Arielle Lorena/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjD3PrJ

Assuntos nesse artigo:
#concultura, #manaus, #prefeiturademanaus, #conselhomunicipaldecultura, #votacao, #eleicao, #31agosto, #tream, #portadaculturamanaus, #diariooficialdom, #portaria0912026, #espi, #semad, #janaynavasconcelos, #renatojunior, #artesvisuais, #audiovisual, #culturapopular, #culturaetnica, #musica

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Concurso para Procurador do Município de Manaus aplica prova objetiva domingo com mais de 2 mil inscritos
Manaus

Concurso para Procurador do Município de Manaus aplica prova objetiva domingo com mais de 2 mil inscritos

20 de setembro de 2026
Sine Manaus oferta 888 vagas de emprego em diversos setores com atendimento nesta segunda
Manaus

Sine Manaus oferta 888 vagas de emprego em diversos setores com atendimento nesta segunda

20 de setembro de 2026
Prefeitura de Manaus faz mutirão de limpeza no Santa Etelvina com mais de 400 trabalhadores mobilizados
Manaus

Prefeitura de Manaus faz mutirão de limpeza no Santa Etelvina com mais de 400 trabalhadores mobilizados

19 de setembro de 2026
Manaus inicia obras de drenagem e infraestrutura na rua Júlia Vasconcelos para melhorar o acesso de moradores
Manaus

Manaus inicia obras de drenagem e infraestrutura na rua Júlia Vasconcelos para melhorar o acesso de moradores

18 de setembro de 2026
PGM aplica primeira fase do concurso para Procurador do Município em Manaus e oferta seis vagas imediatas
Manaus

PGM aplica primeira fase do concurso para Procurador do Município em Manaus e oferta seis vagas imediatas

18 de setembro de 2026
Prefeitura de Manaus realiza capacitação em primeiros socorros para fiscais do IMMU durante Setembro Amarelo
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza capacitação em primeiros socorros para fiscais do IMMU durante Setembro Amarelo

18 de setembro de 2026
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico