Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Domínio Estratégico
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
TRT11

Tribunais e ministérios fecham aliança nacional para combater o assédio eleitoral e proteger o voto livre

7 de agosto de 2026
Tribunais e ministérios fecham aliança nacional para combater o assédio eleitoral e proteger o voto livre
Compartilhar

Campanha “No meu voto mando eu” reúne instituições para prevenir e informar sobre o assédio eleitoral no trabalho.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assinou, nesta quinta-feira (6), um acordo de cooperação técnica com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o Ministério Público Eleitoral (MPE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) para prevenir e combater o assédio eleitoral nas relações de trabalho. A iniciativa, que adota o slogan “No meu voto mando eu”, prevê a produção colaborativa e a divulgação de materiais educativos e informativos e convida toda a sociedade a integrar a Aliança pelo Voto Livre.

Acordo e objetivos

O documento estabelece o compartilhamento de conteúdos e ações de comunicação para ampliar o conhecimento sobre práticas que possam ameaçar a liberdade de escolha de trabalhadoras e trabalhadores. A campanha pretende reunir pessoas físicas, empresas, órgãos públicos, organizações não governamentais e entidades associativas em defesa do voto livre e democrático.

O presidente do TST e do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que “A questão não se encerra no processo trabalhista. Ela tem uma dimensão muito maior, coletiva, dentro da empresa, e também pode ser caracterizada como crime eleitoral por abuso de poder econômico”. Segundo ele, a cooperação permitirá atuação articulada diante das denúncias e lembrou que “Combater o assédio eleitoral significa defender o trabalho digno e, na sua essência, a própria democracia.”

Para o presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, a escolha nas urnas só é efetiva quando resulta da livre manifestação da vontade. “Nenhuma influência decorrente de relações econômicas, profissionais, hierárquicas ou funcionais pode substituir a consciência individual de quem comparece às urnas”, disse o ministro, e acrescentou que a resposta institucional deve privilegiar “a prevenção, a informação e a conscientização”.

O vice-procurador-geral eleitoral Alexandre Espinosa Bravo Barbosa ressaltou que o assédio eleitoral atenta contra a liberdade de escolha e que a resposta exige atuação coordenada entre Justiça Eleitoral, Justiça do Trabalho, MPE e MPT. O procurador-geral do Trabalho, Gláucio Araújo de Oliveira, destacou a experiência do MPT no enfrentamento ao tema e afirmou que a atuação precisa ser “séria, dinâmica” para que as denúncias sejam apuradas antes do fim do processo eleitoral.

Como aderir à Aliança pelo Voto Livre e Secreto

Quem quiser aderir pode baixar o material da campanha e registrar a adesão no site https://www.tst.jus.br/en/nomeuvotomandoeu. Além de orientações, há imagens para registrar o compromisso pessoal ou institucional; participantes podem marcar o TST nas redes sociais (@tstjus) para demonstrar apoio à iniciativa.

O que configura assédio eleitoral

O texto define assédio eleitoral como a ação de empregadores, gestores ou autoridades que influenciam, constrangem, ameaçam ou pressionam trabalhadores a apoiar determinado candidato, partido ou posição ideológica. A prática pode ocorrer por meio de:

– ameaças de demissão ou prejuízos profissionais em razão da escolha eleitoral;
– promessas de benefícios ou vantagens em troca de apoio político;
– exigência de participação em atos de campanha;
– fiscalização ou cobrança sobre o voto de empregados;
– constrangimentos, humilhações ou intimidações relacionadas às preferências políticas.

Além de ferir direitos fundamentais, o assédio eleitoral compromete a liberdade de voto e o ambiente de trabalho.

Materiais e uso da campanha

As instituições disponibilizam peças de comunicação para download gratuito que podem ser utilizadas por pessoas e organizações interessadas. Empresas, órgãos públicos, entidades de classe e organizações da sociedade civil podem inserir suas marcas nas peças e divulgá-las em seus canais, conforme o material orienta.

Atuação da Justiça do Trabalho

Dados do Painel de Assédio Eleitoral registram que, entre 2023 e 2026, 738 processos foram identificados como relacionados ao tema. De acordo com o CSJT, a Resolução CSJT 355/2023 criou um identificador específico no Processo Judicial Eletrônico (PJe) para permitir o monitoramento estatístico dos casos.

Em julho de 2026 a resolução foi atualizada para fortalecer a identificação e o acompanhamento dos processos: juízes e juízas devem comunicar ao MPT e ao MPE, logo após o recebimento da petição inicial, a existência de fatos que possam caracterizar assédio eleitoral; foram aperfeiçoados os mecanismos de identificação no PJe, instituído o envio automatizado de informações ao CSJT e às Corregedorias Regionais e previsto acompanhamento administrativo mensal das ações.

Quando houver denúncia, a Justiça do Trabalho pode verificar violações aos direitos dos trabalhadores, determinar a cessação das condutas e adotar medidas para reparar danos, conforme cada caso.

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto e imagens: TST

Assuntos nesse artigo:
#assedioeleitoral, #votolivre, #votosecreto, #tse, #tst, #csjt, #mpe, #mpt, #aliancapelovotolivre, #democracia, #direitodotrabalho, #paineldeassedioeleitoral, #pje, #resolucaocsjt3552023, #processos, #prevencao, #campanha, #educacao, #associacoes, #empresas

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Ministro do TST defende conciliação trabalhista como prática central da Justiça do Trabalho durante evento em Manaus
TRT11

Ministro do TST defende conciliação trabalhista como prática central da Justiça do Trabalho durante evento em Manaus

7 de agosto de 2026
Ministro do TST conhece projeto do novo Fórum Trabalhista de Manaus e destaca inovação e sustentabilidade no empreendimento
TRT11

Ministro do TST conhece projeto do novo Fórum Trabalhista de Manaus e destaca inovação e sustentabilidade no empreendimento

7 de agosto de 2026
Trabalho decente é tema do X Seminário Roraimense do TRT-11 em Boa Vista nos dias 25 e 26 de agosto de 2026
TRT11

Trabalho decente é tema do X Seminário Roraimense do TRT-11 em Boa Vista nos dias 25 e 26 de agosto de 2026

7 de agosto de 2026
TRT-11 terá expediente suspenso nos dias 10 e 11 de agosto e atenderá apenas casos urgentes
TRT11

TRT-11 terá expediente suspenso nos dias 10 e 11 de agosto e atenderá apenas casos urgentes

6 de agosto de 2026
Supermercado em Manaus fecha acordo de R mil após denúncias de assédio moral e adota medidas preventivas
TRT11

Supermercado em Manaus fecha acordo de R$50 mil após denúncias de assédio moral e adota medidas preventivas

6 de agosto de 2026
TRT-11 apresenta marca dos 45 anos e destaca identidade visual inspirada nos rios da Amazônia
TRT11

TRT-11 apresenta marca dos 45 anos e destaca identidade visual inspirada nos rios da Amazônia

5 de agosto de 2026
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico