Teatro Amazonas e Theatro da Paz são avaliados pela Unesco entre 20 e 29 de julho em Busan, após dossiê técnico com participação de órgãos municipais.
O Teatro Amazonas, em Manaus, será avaliado pela Unesco entre os dias 20 e 29 de julho, em Busan, na Coreia do Sul, durante a 48ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, após a entrega de um dossiê técnico elaborado em conjunto por instâncias federais, estaduais e municipais. A candidatura, coordenada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), contou com contribuição direta da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult).
#paratodosverem – Estrutura do Teatro Amazonas durante avalização
Candidatura conjunta e avaliação
A proposta apresentada à Unesco reúne o Teatro Amazonas e o Theatro da Paz, em Belém (PA). As duas casas compõem a única candidatura brasileira nesta etapa, que poderá incluir ambos os monumentos na Lista do Patrimônio Mundial, conforme o processo de deliberação do Comitê.
A possível inclusão visa consolidar o valor histórico, arquitetônico e cultural dos dois símbolos do ciclo da borracha e da identidade amazônica, segundo os responsáveis pelo dossiê.
Contribuições técnicas do município
Desde o início da elaboração do dossiê técnico, o Implurb realizou levantamentos cadastrais, forneceu informações urbanísticas e produziu análises do entorno imediato do Teatro Amazonas e do largo São Sebastião. O instituto também desenvolveu estudos sobre uso e ocupação dos espaços públicos, serviços, comércio e infraestrutura da área histórica. Esses dados integraram a documentação apresentada à Unesco.
O trabalho municipal incluiu ainda a apresentação das intervenções executadas pelo programa Nosso Centro, demonstrando a relação entre requalificação urbana e preservação do patrimônio histórico, além de ampliar a convivência nos espaços públicos do centro.
Além da documentação técnica, Manaus recebeu, em setembro do ano passado, a missão oficial do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), órgão consultivo da Unesco responsável pela avaliação. Durante a visita, os especialistas conheceram o Teatro Amazonas, seu entorno urbano, equipamentos culturais, áreas revitalizadas e ações de preservação desenvolvidas em parceria entre diferentes entes públicos.
Declaração do Implurb
Para o diretor-presidente do Implurb, Antonio Peixoto, a chegada da candidatura à fase de deliberação da Unesco representa o reconhecimento de um trabalho coletivo desenvolvido ao longo dos últimos anos. “Essa é uma grande notícia para Manaus. O Teatro Amazonas chegar a esta etapa da candidatura, ao lado do Theatro da Paz, mostra a força da nossa história e o resultado de um trabalho construído a muitas mãos. O Implurb teve a oportunidade de contribuir com estudos técnicos e com as intervenções do programa ‘Nosso Centro’, reforçando que preservar o patrimônio também significa cuidar da cidade e do seu entorno. Esse reconhecimento valoriza nossa cultura, fortalece o centro histórico e projeta Manaus para o mundo”, afirmou o gestor.
Impactos previstos em caso de aprovação
Caso a candidatura seja aprovada, os teatros passam a integrar a Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, ao lado de outros bens culturais e naturais brasileiros. A inclusão pode ampliar a visibilidade internacional de Manaus e fortalecer setores como turismo, economia criativa e políticas de preservação do patrimônio histórico na capital amazonense.
Texto – Cláudia do Valle/Implurb
Fotos – Semcom e Divulgação
Assuntos nesse artigo:
#teatroamazonas, #theatrodapaz, #unesco, #manaus, #implurb, #manauscult, #iphan, #busan, #coreiadosul, #patrimoniomundial, #dossietecnico, #nossocentro, #icomos, #centrohistorico, #ciclodaborracha, #revitalizacao, #preservacao, #turismo, #economiacriativa, #cultura
