Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Domínio Estratégico
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Distrito Federal

Exposição Tramas da Alma no Alameda Shopping reúne obras de alunos com altas habilidades até dia 30

8 de junho de 2026
Exposição Tramas da Alma no Alameda Shopping reúne obras de alunos com altas habilidades até dia 30
Compartilhar

Alunos da rede pública do Distrito Federal apresentam obras produzidas em sala de recursos voltada a altas habilidades na mostra Tramas da Alma.

Abertura da Tramas da Alma reuniu artistas mirins da rede pública no Alameda Shopping, em Taguatinga, com obras produzidas por estudantes atendidos na sala de recursos da Escola Classe 63 de Ceilândia, voltada ao AEE-AH/SD; a exposição segue aberta para visitação até o dia 30 deste mês.

Exposição e público

A mostra foi realizada no Alameda Shopping, em Taguatinga, e apresenta uma coleção com diversidade de temas, técnicas e estilos. Conforme a organização, as obras permitem ao público percorrer narrativas construídas pelos estudantes e refletir sobre experiências traduzidas em cores, texturas e formas. As produções foram desenvolvidas por alunos da rede pública do Distrito Federal, com apoio da equipe escolar e da coordenação regional de ensino de Ceilândia.

Arte sob a ótica dos estudantes e das famílias

Para os jovens artistas, a exposição representa a conclusão de trabalhos desenvolvidos na escola. Ismael Ferreira, 9 anos, da Escola Classe 64 de Ceilândia, disse: “Eu me inspirei em um jogo de que gosto bastante. Usei vários tipos de tinta, tecidos e várias outras coisas. Gostei muito de fazer essa arte e estou muito feliz por estar aqui”.

Emanuela Ferreira, 10 anos, da Escola Classe 33 de Ceilândia, explicou a técnica empregada: “A inspiração dessa pintura veio da minha imaginação. Usei massa acrílica, areia, cola, conchas, fita e tecido de cetim, além de tinta acrílica e lantejoulas. Fico muito alegre de ter conseguido concluir a minha obra e gostei muito do resultado”.

A mãe de Emanuela, Ana Ferreira, comentou sobre o acompanhamento familiar: “Eu a incentivo bastante, apoio e acompanho o dia a dia dela. Tem dia que o quarto é uma bagunça, porque ela coloca tudo ali para facilitar o acesso, mas entendo que faz parte. É muito gratificante ser mãe de artista; é desafiador e a gente aprende todo dia com eles”.

Perspectiva pedagógica e valorização profissional

A professora itinerante Gizelly Pires, uma das organizadoras, afirmou que a iniciativa extrapola a apreciação estética e contribui para a construção de projetos de vida: “Valorizar o que estamos trazendo aqui hoje é muito mais do que uma exposição. É valorizar um trabalho feito com dedicação, talento e afeto. O trabalho da sala de recursos se dá por meio de uma conscientização de que as habilidades que eles desenvolvem hoje na escola podem ser aplicadas na vida adulta e na carreira que escolherem”.

Gizelly também destacou o empenho da equipe escolar e da coordenação regional de ensino de Ceilândia, que garantiram a continuidade das atividades de artes plásticas durante o período de licença médica da professora titular, Cláudia Maciel.

O secretário-executivo substituto da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Jean François, comentou sobre o trabalho: “A Secretaria de Educação tem um compromisso muito forte com a formação cidadã. E essas obras são mais que pinturas: são alma, coração e a sensibilidade de indivíduos únicos que temos na rede e que merecem ser exaltados. Quando viemos a um evento como esse, colocamos a mão no coração e dizemos: ‘Realmente, o nosso trabalho está valendo a pena'”.

Com informações da Secretaria de Educação

Assuntos nesse artigo:
#tramasdaalma, #alamedashopping, #taguatinga, #ceilandia, #escolaclasse63, #escolaclasse64, #escolaclasse33, #altashabilidades, #superdotacao, #seedf, #saladerecursos, #exposicao, #arteinfantil, #educacaoinclusiva, #gizellypires, #jeanfrancois, #ismaelferreira, #emanuelaferreira, #artesplasticas, #familias

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

GDF institui primeiro sábado de agosto como Dia da Caminhada nas trilhas ecológicas do Distrito Federal
Distrito Federal

GDF institui primeiro sábado de agosto como Dia da Caminhada nas trilhas ecológicas do Distrito Federal

8 de junho de 2026
GDF promove blitz educativa para prevenção aos incêndios florestais em Ceilândia no dia 12 de junho de 2026
Distrito Federal

GDF promove blitz educativa para prevenção aos incêndios florestais em Ceilândia no dia 12 de junho de 2026

8 de junho de 2026
Neoenergia realiza interrupção de energia no Distrito Federal para modernização da rede nesta terça (9)
Distrito Federal

Neoenergia realiza interrupção de energia no Distrito Federal para modernização da rede nesta terça (9)

8 de junho de 2026
Agências do trabalhador abrem 545 vagas no Distrito Federal com salários de até R mil
Distrito Federal

Agências do trabalhador abrem 545 vagas no Distrito Federal com salários de até R$5 mil

8 de junho de 2026
Primeira edição da Rua do Lazer no Gama reúne famílias, corredores e atrações no domingo
Distrito Federal

Primeira edição da Rua do Lazer no Gama reúne famílias, corredores e atrações no domingo

8 de junho de 2026
IgesDF abre inscrições para processos seletivos de cadastro reserva em áreas de alta complexidade da saúde
Distrito Federal

IgesDF abre inscrições para processos seletivos de cadastro reserva em áreas de alta complexidade da saúde

8 de junho de 2026
Domínio EstratégicoDomínio Estratégico