Evento reúne instituições públicas e sociedade civil para ampliar a prevenção da violência contra crianças e adolescentes no Amazonas.
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) participa até terça-feira (03/06) do Seminário Faça Bonito 2026, realizado no auditório Berlamino Lins, da Assembleia Legislativa do Amazonas, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Parque 10 de Novembro. O encontro reúne instituições públicas e organizações da sociedade civil para ampliar a mobilização social e fortalecer a rede de proteção contra a violência sexual infantojuvenil.
Objetivo e programação
A programação tem como foco intensificar o enfrentamento da violência sexual infantojuvenil por meio da integração entre órgãos governamentais, organizações da sociedade civil e demais atores da rede de proteção. O seminário oferece espaço de diálogo, troca de experiências e construção de estratégias voltadas à promoção de ambientes mais seguros para crianças e adolescentes.
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a participação da Fundação amplia a contribuição da vigilância em saúde no monitoramento das violências e na produção de informações que auxiliam o planejamento de ações de prevenção e cuidado. “A presença da FVS-RCP também amplia a importância da identificação precoce das situações de violência, do acolhimento adequado às vítimas e do fortalecimento dos fluxos de notificação e acompanhamento dos casos pelos serviços de saúde”, ressalta Tatyana.
Declarações e apelo à mobilização
O diretor de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo, destacou a necessidade de atuação conjunta. “Este é um momento de união pela proteção de crianças e adolescentes. A violência, o abuso e a exploração sexual infantil ainda são uma realidade, e nosso compromisso é fortalecer a prevenção e lutar pelo direito a uma infância segura e protegida”, afirma Alexsandro Melo.
A iniciativa integra a campanha nacional Faça Bonito, movimento que busca sensibilizar a sociedade para a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes, incentivar a denúncia e fortalecer as redes de proteção. De acordo com a coordenadora-geral do Instituto de Assistência à criança e ao adolescente Santo Antônio (Iacas), Amanda Ferreira, a efetividade da denúncia depende de uma rede de proteção preparada para acolher e responder às demandas das vítimas. “Quando incentivamos a denúncia, precisamos garantir que a rede de proteção esteja preparada para acolher e atender essas crianças e adolescentes. Esse atendimento não pode ser visto como um fardo, mas como uma prioridade. É fundamental agir com rapidez e responsabilidade para enfrentar situações que podem ser prevenidas e interrompidas”, pontua Amanda Ferreira.
Integração entre setores
De acordo com a FVS-RCP, a participação em espaços de diálogo como o seminário fortalece a integração entre saúde, educação, assistência social, segurança pública e o sistema de garantia de direitos. Essa articulação, segundo a Fundação, contribui para ações mais efetivas de prevenção, vigilância e proteção à infância e à adolescência no Amazonas.
A matéria foi publicada originalmente na Agência Amazonas de Notícias.
Assuntos nesse artigo:
#fvs-rcp, #faca-bonito, #violencia-sexual, #violencia-infantil, #violencia-sexual-infantojuvenil, #rede-de-protecao, #vigilancia-em-saude, #assembleia-legislativa-do-amazonas, #parque-10-de-novembro, #tatyana-amorim, #alexsandro-melo, #amanda-ferreira, #iacas, #instituto-santo-antonio, #prevencao, #monitoramento, #notificacao, #acolhimento, #infancia, #adolescencia
